Como facilitar a adaptação de estrangeiros na empresa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Contar com um colaborador estrangeiro traz uma série de vantagens para o seu empreendimento. Além de facilitar a internacionalização da empresa, você passa a ter, na equipe, uma pessoa com uma cultura e experiências únicas, o que pode agregar grande valor ao seu negócio.

Por outro lado, a adaptação a uma nova empresa nem sempre é fácil — até mesmo quando se trata de colaboradores brasileiros. Dessa forma, é importante desenvolver técnicas e estratégias para facilitar esse processo, tornando-o mais agradável tanto para você quanto para o novo talento.

Descubra agora algumas dicas para facilitar a adaptação de estrangeiros na empresa!

Crie momentos de interação

Quando um colaborador vindo de outro país chega ao Brasil, ele pode demorar um pouco para estabelecer um ciclo de amizades e começar a se relacionar mais com os colegas de trabalho. Contudo, você pode facilitar esse processo.

Crie momentos de interação para a equipe. Você pode investir em happy hours ou outros eventos periódicos na empresa. Dessa forma, você cria a oportunidade para que os colaboradores brasileiros conheçam o novo membro da equipe e vice-versa.

Implemente um processo de mentoria

O processo de mentoria é uma ótima forma de facilitar a adaptação de estrangeiros na empresa. Ele funciona da seguinte maneira: um colaborador brasileiro se voluntaria para “adotar” o estrangeiro que acabou de chegar à empresa.

Assim, esse funcionário fica responsável por apresentar a companhia e os outros membros da equipe ao recém-chegado, explicar os processos internos da organização e sanar dúvidas em relação ao trabalho e à língua portuguesa.

No entanto, ele não precisa parar por aí. Incentive o mentor a também apresentar a nova cidade ao colaborador estrangeiro e indicar pontos turísticos, eventos interessantes, entre outras atividades de lazer nas quais ele pode se engajar.

Facilite a regularização legal

Aproveite para também atuar como um parceiro do colaborador estrangeiro em relação à regulamentação legal do profissional no país. Como sabemos, a burocracia brasileira pode ser bastante complicada, principalmente quando se trata de pessoas que vieram de outros países e não tiveram contato com essas questões anteriormente.

Portanto, disponibilize-se para auxiliar em qualquer processo demandado para a regulamentação e ofereça dicas de documentações que são necessárias.

Incentive o intercâmbio de cultura na equipe

Para facilitar a adaptação de estrangeiros na empresa, você pode ainda criar eventos que incentivem o intercâmbio cultural na sua equipe. Para isso, convide o colaborador para falar da cultura de onde ele veio e incentive algum funcionário brasileiro a fazer o mesmo sobre o Brasil.

Você também pode criar um quiz que contribua para a equipe trocar informações sobre as particularidades de cada um dos países. Com isso, além de viabilizar a conexão entre os colaboradores, você potencializa o efeito positivo que a troca de experiências diversas pode trazer para o seu negócio.

Contar com um talento de outro país na sua equipe pode trazer uma série de vantagens. Porém, esses resultados positivos dependem diretamente do nível de adaptação do estrangeiro à empresa. Portanto, siga essas dicas e facilite o processo, trazendo benefícios para seu time e para seu negócio como um todo.

Aproveite que está por aqui e saiba também como preparar sua empresa para a chegada de um funcionário estrangeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *