Heey jovem líder, que bom ver você por aqui! Hoje vamos falar de uma fase pela qual todo estudante universitário passa, está passando, ou ainda vai passar: o estágio! E como nem só de cafezinho e xerox é composta a primeira experiência profissional, bora falar um pouquinho sobre a importância dessa etapa para a carreira?

O que é o estágio?

Estagiar é colocar em prática toda a teoria, conceitos e insights que se aprende na sala de aula, desenvolvendo habilidades não só sobre o seu curso, mas sobre o funcionamento real da sua profissão. Dessa forma, o estagiário tem a oportunidade de adquirir experiência, confiança e networking, estando assim um passo à frente na hora de entrar de vez no mercado de trabalho.

E se um estágio promove tudo isso, já imaginou qual impacto um estágio internacional teria na sua vida e na sua trajetória profissional? E se esse estágio for em uma start up? E se essa experiência tiver um preço acessível? Essas são algumas propostas do intercâmbio Talento Global da AIESEC: proporcionar uma experiência profissional internacional para jovens de 18 a 30 anos. 

Que oportunidades oferecemos?

A AIESEC atua em diversos países, com oportunidades em áreas como TI, Administração, Engenharias e Marketing. A duração dos intercâmbios varia de acordo com a oportunidade, com duração mínima de 06 semanas, sendo essa a duração perfeita para quem deseja ter uma vivência internacional sem atrasar a faculdade, por exemplo. 

Mas afinal, o que as empresas buscam na hora de contratar um jovem talento? Hoje em dia, o conhecimento técnico como formação e cursos complementares não são os únicos critérios avaliativos, muitas empresas buscam enxergar nos candidatos o que chamamos de soft skills.

Jovens trabalhando, estágio

Esse conjunto de habilidades são aquelas que não se desenvolvem com um curso técnico, mas sim voltadas ao desenvolvimento e crescimento pessoal, nesse conjunto podemos colocar a liderança, mediação, negociação, inteligência emocional, resiliência frente à desafios…

Não existe uma receita mágica para adquirir essas habilidades, mas a dica que podemos dar é a participação em projetos, sejam da faculdade como EJs, Centros Acadêmicos e Atléticas ou mesmo voluntariados disponíveis em sua comunidade, pois essas atividades vão proporcionar experiência, desenvolvimento e fortalecimento do seu perfil profissional. 

E ai, o que achou? Conta pra gente aqui em baixo sua experiência ou expectativa como estagiário. E para saber mais sobre o Global Talent, clique aqui e se inscreva!

Autor(a)

Compartilhe