Como reduzir o turnover nas empresas em 6 passos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Saber como reduzir o turnover nas empresas é um fator fundamental. Isso porque o indicador é um dos mais relevantes para a saúde e o bom funcionamento organizacional, correspondendo à taxa de rotatividade dos colaboradores (ou seja, o giro de contratações e saídas). Logo, sua redução deve ser uma preocupação constante para os gestores.

A perda de mão de obra é sempre um fator prejudicial ao negócio. Se o nível de demissões for alto, a empresa acaba arcando com custos elevados, uma vez que tanto a saída quanto a admissão de funcionários envolve gastos.

Pensando nisso, no artigo de hoje apresentaremos os principais passos para reduzir o turnover nas organizações. Acompanhe!

Quais índices de turnover são considerados adequados em uma empresa?

Para calcular a taxa de turnover, deve-se somar o número de colaboradores contratados, demitidos e o total funcionários da corporação para, então, dividir o resultado por 2.

Em seguida, o valor deve ser dividido pelo número total de colaboradores da empresa e multiplicado por 100. O ideal é que a taxa de turnover esteja abaixo de 5%.

Como reduzir o turnover nas empresas?

1. Aprimore o processo seletivo

Trazer os colaboradores mais alinhados à companhia e realmente qualificados para a função que pretendem exercer é essencial para a redução da taxa de turnover. Nesse sentido, quanto mais aprimorado e criterioso for o processo seletivo da organização, maior a chance de acertar na contratação.

Para isso, aposte em soluções que automatizam processos como filtragem e análise de candidatos ou terceirize a seleção com uma empresa de Recursos Humanos.

2. Desenvolva um plano de carreira

O plano de carreira é uma ferramenta crucial para a retenção de talentos, fornecendo oportunidade de crescimento para os colaboradores e fazendo com que eles percebam o valor que têm para a empresa. Isso os motiva a gerar resultados e a permanecer na companhia.

Lembre-se que um plano de carreira é um planejamento equilibrado e que leva em conta tanto os interesses da organização quanto os objetivos profissionais do colaborador (promoções, bônus etc.) em um intervalo preestabelecido. ​

3. Crie uma cultura de feedbacks

A cultura do feedback é imprescindível dentro das empresas, sendo uma prática relevante não só para a retenção de talentos e redução do turnover, como também para o bom funcionamento da organização.

É por meio do feedback dos gestores que os colaboradores reconhecem o que está dando certo e o que pode ser aprimorado, dando mais segurança no exercício das atividades. ​

4. Ofereça benefícios

Ao contrário do que muitos possam imaginar, um salário alto não é a única garantia de retenção de talentos. Para construir e manter a satisfação do colaborador com a empresa, é essencial oferecer outros benefícios para fortalecer a relação entre ambos e diminuir as taxas de turnover.

Os benefícios aumentam o bem-estar dos funcionários e se tornam atrativos para que eles permaneçam na organização. Considere a flexibilização do horário de trabalho, a disponibilização de vales que promovam a qualidade de vida (cultura, alimentação, entre outros) e o desenvolvimento de parcerias com instituições como academias e livrarias. ​

5. Invista em treinamentos

O capital mais valioso de um negócio não é o financeiro, mas sim o humano. Nesse sentido, investir em capacitação (técnica e comportamental) potencializa a produtividade e a qualidade das tarefas exercidas por um colaborador, diminuindo o nível de turnover.

Fornecendo embasamento para que o funcionário desenvolva suas funções, os resultados tendem a ser melhores, já que ele se sente mais motivado e valorizado.

6. Faça avaliações de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta útil para reduzir as taxas de turnover, uma vez que promove o autoconhecimento e o aperfeiçoamento das funções exercidas pelos trabalhadores. Para os gestores, permite uma orientação mais precisa quanto ao desenvolvimento do time.

O procedimento tem como objetivo mensurar o desempenho e o comportamento dos colaboradores por meio de alguns critérios.

Colocando em prática essas dicas sobre como reduzir o turnover nas empresas, sua organização estará no caminho certo rumo à economia e à retenção de talentos.

Por falar nisso, já sabe como o fit cultural pode contribuir para manter os melhores colaboradores na empresa? Acesse nosso artigo e descubra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *