Como planejar a contratação de intercambista pela AIESEC?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Inserir em seu quadro de funcionários um colaborador de outro país, como um intercambista, é uma alternativa cada vez mais visada pelas empresas. Isso porque essa pessoa não só trará para o ambiente de trabalho uma bagagem cultural diferente, como também agregará diversos diferenciais competitivos que colaborarão com o crescimento do seu negócio. Mas, como tornar isso possível?

Saiba que a contratação de intercambista se torna mais fácil quando se busca o auxílio de uma agência especializada, como a AIESEC, maior movimento de liderança jovem do mundo e presente em mais de 120 países. Quer entender melhor sobre como todo o processo funciona? Então, continue conosco na leitura do post!

Por que a contratação de intercambista é importante para o negócio?

Um intercambista é, sem sombra de dúvidas, um agente transformador para as empresas. Isso porque ele poderá contribuir com um visão que engloba diferentes contextos — percebendo, no negócio, aspectos que nem mesmo os gestores tomaram nota anteriormente por já estarem acostumados às rotinas corporativas. 

Nada melhor do que alguém fora do convívio da empresa para enxergar de outro modo o que seus times já estão habituados a fazer de forma automática, não concorda? Assim, torna-se possível rever processos, modificar aquilo que necessita ser melhorado e até mesmo reconhecer os procedimentos que estão dando certo. 

Contudo, não é essa a única vantagem da contratação de intercambista. Pense que ele trará diversidade ao ambiente de trabalho, proporcionando o contato das equipes com uma cultura diferente, com um novo idioma e até mesmo com novas visões ao executarem as suas funções. Dessa forma, a empresa se tornará um ambiente completamente estimulante ao aprendizado. 

Por fim, não podemos deixar de fora o auxilio desse colaborador no que diz respeito à internacionalização da sua marca. Por ser de outro país, ele poderá contribuir com insights valiosos sobre diferentes mercados, hábitos de consumo e até mesmo aspectos legislativos. 

Como funciona a contratação de intercambista?

O processo de contratação de um funcionário estrangeiro, seja ele intercambista ou não, implica em uma série de responsabilidades referentes às leis que regulam o processo. É extremamente importante entender o que a lei diz sobre isso, sobretudo no que tange a migração, os direitos e deveres do migrante e a regulação de sua estadia no Brasil. 

Tenha em mente, por exemplo, que de acordo com a  Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nas empresas que atuam no Brasil, somente 1/3 dos funcionários podem ser de outros países. Além disso, é preciso pedir autorização para a contratação do colaborador junto à Coordenação Geral de Imigração (CGig), do Ministério do Trabalho. 

Quando se conta com uma agência facilitadora como a AIESEC, é possível obter todos os tipos de informações e preparações nesse sentido, elaborando o registro legal do funcionário intercambista, o tempo de trabalho dele em sua empresa, entre outros aspectos. 

Por que contar com uma agencia especializada é fundamental?

Como já mencionamos acima, o processo de contratação de intercambista tem o seu lado burocrático. Este é um dos principais papeis de uma agência séria e especializada como a AIESEC: auxiliar ambas as partes nesse processo, amparando-as no caso de quaisquer contratempos e visando garantir a melhor experiência possível para todos. 

Outro diferencial da AIESEC é que ela também ajuda a interligar empresas e jovens talentos, ou seja, o seu negócio receberá o intercambista mais alinhado a seus objetivos, valores e missões. Dessa forma, ela consegue conectar a oportunidade oferecida pela organização aos profissionais mais preparados para elas, gerando uma proposta de valor para a contratação. 

Como foi possível perceber, a contratação de intercambista é um fator que agrega valor à empresa, não apenas no sentido da função exercida por esse colaborador, mas, também, pelo fato das transformações e visões que ele pode trazer para o ambiente de trabalho. 

Gostou de saber mais sobre a contratação de intercambista? Então, aproveite para entrar em contato agora mesmo conosco para ter todas as vantagens mencionadas no post na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *