Como montar um fluxograma de recrutamento em 5 passos

Exemplos de fluxograma de recrutamento são cada vez mais procurados. Isso ocorre pois, com a transformação digital, todos procuram oportunidades para utilizar novas tecnologias e construir vantagens competitivas em seus empreendimentos. Inclusive, a automatização de processos de RH é reconhecida como uma das tendências que têm se consolidado como modo de adequar às novas tecnologias as empresas que olham seus funcionários como parceiros.

Quer saber o que é e quais são os passos para montar um fluxograma de recrutamento? Então continue acompanhando e confira! Boa leitura!

O que é e como funciona um fluxograma de recrutamento?

O fluxograma de recrutamento é um diagrama que apresenta o passo a passo de todos os processos ligados à contratação de um funcionário. O departamento responsável por colocar esse processo em execução pode ser o RH de uma empresa terceirizada ou da própria empresa.

Quais os benefícios de contar com essa ferramenta na hora do recrutamento?

O fluxograma de recrutamento pode ser de grande auxílio nos trâmites administrativos do processo de seleção. Especialmente para as organizações que vão contratar vários funcionários de uma vez só. Afinal, o controle das ações é total, logo, a chance de passar algum erro acaba sendo pequena.

Outro ponto relevante e fundamental é como a automação desses processos de RH ajudam as empresas quanto às rotinas presentes no setor de contratação e desligamento de colaboradores, além de garantir acelerar a eficácia dos processos, o que evita prejuízos ou ações trabalhistas, por exemplo.

Quais os passos importantes para montar um fluxograma de recrutamento?

Quer saber quais são as etapas essenciais para montar um fluxograma de recrutamento? Então confira esses 7 passos indispensáveis!

1. Delimite a vaga e o perfil do candidato

Delimitar a vaga e o perfil do candidato é o passo inicial. Nele, a vaga vai ser descrita, assim como suas necessidades e atribuições. Errar no momento de contratar vai trazer consequências bastante negativas em diversos quesitos, influenciando nos resultados e em gastos desnecessários com alta rotatividade e demissões.

Conseguir montar a vaga a ser divulgada corretamente é imprescindível para atrair o candidato certo. Nesse ponto, o RH vai construir a vaga de acordo com as competências e necessidades que o cargo exige. Se existe alguma dúvida, o fluxograma de recrutamento pode ajudar você a comparar os profissionais na hora da avaliação.

2. Defina os canais de divulgação e de captação

O fluxograma de recrutamento pode auxiliar os profissionais de RH quanto ao espaço para divulgar a vaga. Isso acontece porque a seleção acaba se tornando mais eficaz quando o local certo é definido para a divulgação da vaga.

3. Crie critérios de triagem

Até no momento exato da triagem, o fluxograma de recrutamento pode ter um papel relevante. Ao usá-lo você sabe as competências e as atribuições que a vaga exige. Dessa maneira, fica bem mais fácil selecionar ou eliminar os currículos que você recebeu.

4. Realize testes de conhecimento específico

Você selecionou os candidatos de acordo com as atribuições que foram frisadas em seu fluxograma de recrutamento, então qual é o próximo passo? Chegou a hora de prová-los para saber se eles apresentam as competências descritas no currículo.

Nesse momento, o seu fluxograma de recrutamento pode ser uma ótima ferramenta organizacional, seja para apresentar as atribuições da vaga para o candidato, seja para ouvi-lo a fim de saber se ele se adéqua ao que você necessita.

5. Registre o resultado final

Na última etapa do fluxograma será registrado todo o processo de contratação, apontando a eleita ou o eleito para ocupar a vaga. O fluxograma de recrutamento não só organiza, como também tem a função de otimizar o processo seletivo. Até porque, com um passo a passo em mãos, o setor de RH pode seguir uma estratégia mais linear durante o processo, focando em um ponto de cada vez e aumentando, consequentemente, as chances de sucesso.

Gostou de saber mais sobre o fluxograma de recrutamento? Quer continuar aprendendo em nosso blog? Então aproveite para ler também o texto “Quais funções um estagiário estrangeiro na empresa pode ter?”.

Autor(a)

Compartilhe