Desenvolvendo liderança com a AIESEC!

Promover a liderança jovem sempre foi um dos principais objetivos da AIESEC. Esse é o valor que orienta o trabalho dos nossos membros todos os dias, e motiva-os a entregar resultados cada dia mais promissores. Afinal, nós nos esforçamos para oferecer aos nossos clientes intercâmbios com a melhor qualidade possível, mas também nos preocupamos com o nosso desenvolvimento sempre.

Como acontece na grande maioria das instituições, experiência e dedicação são os grandes responsáveis pelo sucesso de milhares de profissionais ao redor do mundo. Na nossa organização, não poderia ser diferente! Embora a trajetória profissional dos voluntários da AIESEC não seja analisada durante o processo seletivo que fazemos, contribuir com o crescimento de todos eles nessa área é uma das nossas principais metas.

Desenvolvendo liderança com a AIESEC!
Líder discursando em conferência da AIESEC internacional

Conheça alguns dos nossos cargos de liderança!

Entre os vários cargos locais de liderança que nossa ONG é capaz de oferecer, dois deles possuem importância máxima para todos os escritórios. As posições de Vice Presidente do Comitê Local e Presidente do Comitê Local são fundamentais para o bom funcionamento de todos os nossos processos. Elas compõem o corpo executivo que representa a AIESEC em cada uma das cidades brasileiras e estrangeiras que contam com a presença dos nossos times, e a função de cada uma, você pode descobrir a seguir:

  • Vice Presidente do Comitê Local: Também conhecidos como diretores ou VPs, os voluntários que ocupam esse cargo são responsáveis por gerir uma área, geralmente composta por líderes de times e membros, em seu escritório local. Essas pessoas são as principais responsáveis por trazer os direcionamentos da AIESEC no Brasil à sua equipe, deixando todos alinhados em relação às decisões tomadas pelo nosso órgão nacional. Seja atuando na área de Recursos Humanos ou na de operações (vendas, recrutamento e seleção de intercambistas, etc.), esses líderes são indispensáveis para que cada uma das nossas unidades funcionem da melhor maneira possível.
  • Presidente do Comitê Local: Essa é a pessoa responsável por representar todo o seu comitê, tanto a nível nacional quanto a internacional. Quem ocupa esse cargo exerce a tarefa de liderar o corpo executivo local por inteiro e, consequentemente, de compreender e agir sobre o que acontece em seu escritório. Assim como para o cargo de VP, existe uma eleição anual, que conta com diversas etapas, para a seleção do jovem líder que irá ocupar esse cargo e terá o seu nome vinculado ao CNPJ da organização. Isso acontece porque todas essas são posições vitais para o sucesso de toda uma unidade da AIESEC e, portanto, a decisão deve ser levada muito a sério.
Desenvolvendo liderança com a AIESEC!
Líderes da AIESEC internacional em conferência

Por que ocupar um cargo de liderança na AIESEC?

Como você já deve saber, ter experiências voluntárias no currículo tem sido um diferencial para os candidatos de centenas de processos seletivos atualmente. Por demonstrar comprometimento e força de vontade aos recrutadores, o voluntariado é uma ótima opção para quem deseja subir na carreira ou conquistar seu primeiro emprego. Como o modelo de funcionamento da nossa organização é bastante semelhante ao de uma instituição convencional, as chances ficam ainda maiores!

Quando o assunto é os nossos cargos de liderança, o sucesso profissional torna-se ainda mais próximo. Por estarem em uma posição de gestores de pessoas e de processos, os nossos membros que se dispõem a viver esse tipo de experiência que, no mercado de trabalho, talvez viveriam apenas depois de muitos anos de esforço. Isso contribui enormemente para o desenvolvimento do jovem, que, independente da sua formação ou trajetória no mercado de trabalho, conta com uma chance de fazer a diferença na vida dos nossos membros e de chegar a resultados extraordinários.

Caso você se interesse em fazer parte da nossa organização, não perca tempo! Nossa temporada de processos seletivos está chegando ao fim, mas você ainda pode se inscrever clicando aqui.

Escrito por Julia Santos

Autor(a)

Compartilhe