Liderança Feminina e diversidade de gênero nas Empresas

Você já observou a representatividade de mulheres em cargos de liderança na sua empresa? Há diversidade de gênero onde você trabalha?

Segundo o IBGE, em 2019, as mulheres ocupavam somente 37,4% dos cargos gerenciais, e que a remuneração média destas era 77% inferior à oferecida aos pares masculinos. Já parou para pensar em quantas posições de liderança na sua empresa estão sendo ocupadas por mulheres?

Em Março de 2022, a AIESEC – organização mundial formada por jovens para ativar liderança pelo mundo – possui uma porcentagem de 68% das Diretorias das Franquias Locais composta por mulheres e 71% do Corpo de Presidentes Locais são mulheres, contribuindo com uma experiência de desenvolvimento pessoal e profissional que ajudará a moldar um futuro melhor para si e para os outros. Nosso propósito visa criar um ambiente dinâmico e desafiador que promova diversidade e excelência de maneira sustentável, e inspirar as demais instituições a fazer o mesmo. 

Mas, porque pensar na diversidade de gênero?

Pensar em promover diversidade é caminhar ao lado da inovação, trazendo amplas visões de mundo e amplas maneiras de trabalhar. Além disso, é proporcionar um ambiente onde os colaboradores se identifiquem com os valores da empresa e criem equipes criativas, confiantes e de alta performance, contribuindo para a saúde organizacional e o relacionamento interpessoal.

De acordo com um estudo da McKinsey publicado pela Solides, empresas que possuem mais mulheres em posições de liderança tem um resultado operacional 48% maior e uma força de crescimento em faturamento 70% maior.

Como aumentar a diversidade na minha empresa?

1. Valores e políticas efetivas

A pauta de gênero deve fazer parte dos valores da sua empresa. É possível usar a política de tolerância zero para comportamentos discriminatórios e assédio. Mas não se esqueça que é importante garantir que estes estejam sendo realizados de maneira efetiva e cultivados no ambiente de trabalho. Para implementar a diversidade de gênero, também é necessário observar esta pauta quando for realizar processos seletivos ou promoções. Antes dos processo, realize pesquisas e questionários para entender a experiência das colaboradoras mulheres na sua empresa, e se estas se sentem seguras e estimuladas no ambiente corporativo.

2. Plano de carreira 

Observe a participação de mulheres em cargos de liderança dentro da sua empresa e desenvolva um plano de carreira estratégico que possa contribuir com a equidade de gênero nestes cargos, conversando e entendendo a realidade de cada uma individualmente. Assegure-se também de que as remunerações presentes na sua empresa não possuam disparidade a depender do gênero do colaborador.

3. Treinamentos e debates 

Impulsione momentos de discussões sobre os diversos tipos de liderança. Se faça perguntas: como essas mulheres podem potencializar suas forças para alcançar tais cargos e o empoderamento dos funcionários para compartilharem feedback? Estimule mentorias sobre gestão, tomada de decisões justas e confiança no ambiente de trabalho, observando também a flexibilidade necessária para apoiar as responsabilidades que mulheres podem ter fora deste ambiente.

Deste modo, você aumentará o engajamento, a produtividade e o potencial da sua empresa!

Autor(a)

Compartilhe