Conheça os novos projetos de intercâmbio voluntário da AIESEC

Você sabia que existem 11 novos projetos de intercâmbio voluntário da AIESEC esperando por você? O programa voluntário global é uma experiência de voluntariado única, onde você pode passar de 6 a 8 semanas trabalhando em ONGs, escolas ou fundações em outro país, e todos os projetos estão relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para participar, basta você ter entre 18 e 30 anos e querer deixar sua marca no mundo.

Os novos projetos de voluntário global abrangem a maioria dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e impactam áreas de extrema importância para o mundo.

O projeto heartbeat está relacionado com o ODS 3 (saúde e bem-estar), e procura aumentar a conscientização sobre a prevenção de doenças não transmissíveis e a importância da saúde mental.

Logo do projeto heartbeat

Já o projeto Global Classroom está relacionado com o ODS 4 (educação de qualidade), e tem o intuito de proporcionar espaço para uma educação de qualidade para pessoas de todas as idades, garantindo oportunidades educacionais desde a alfabetização inicial até outras disciplinas como matemática, ciências e línguas.

Logo do projeto Global Clasroom

Outro projeto que se relaciona com o ODS 4 é o Youth 4 Impact. Tratando diretamente o ponto 4.7 do ODS, sendo esse “garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável”, o projeto se propõe a gerar consciência e promover o engajamento em direção aos ODS e aos valores do cidadão global.

Logo do projeto Youth 4 Impact

Caso sua motivação seja alcançar a igualdade de gênero, o projeto Raise your voice é perfeito para você. Relacionado com o ODS 5, o projeto pretende promover espaços educacionais que gerem consciência sobre questões relacionadas ao gênero e construam iniciativas para trabalhar em soluções para acabar com a desigualdade de gênero em comunidades ao redor do globo.

Logo do projeto Raise your voice

Por outro lado, se você tem um espírito empreendedor e o que te inspira é garantir que todas as pessoas tenham um trabalho decente e que haja crescimento econômico, você precisa conhecer o projeto Skill up!. Voltado para o ODS 8, o projeto proporciona aos jovens treinamentos de habilidades leves e difíceis (soft e hard skills), necessários para se qualificarem para um emprego decente, e orientação profissional.

Logo do projeto Skill up!

Outro projeto que procura impactar o ODS 8 é o On the map, buscando fornecer aos jovens treinamentos de habilidades leves e duras (soft e hard skills), necessários para se qualificarem para um emprego decente, e orientação profissional.

Logo do projeto On the map

Falando sobre redução das desigualdades, o projeto Equify, visa impactar o ODS 10, promovendo espaços educacionais sobre os fundamentos da desigualdade, bem como promovendo a iniciativa local para combater a discriminação e a desigualdade na comunidade.

Logo do projeto Equify

Já o projeto Green Leaders trabalha diretamente com o ODS 13, ação contra mudança global do clima, e procura educar as comunidades sobre as mudanças climáticas e criando planos de ação para reduzir os fatores críticos que afetam o meio ambiente.

Logo do projeto Green Leaders

Ainda sobre o meio ambiente, temos o projeto Aquatica, relacionado ao ODS 14 (vida na água), que busca fornecer às comunidades que vivem perto de áreas marinhas e costeiras atividades concretas para melhorar a sustentabilidade da costa e proteger a vida selvagem marinha que habita esses ecossistemas.

Logo do projeto Aquatica

Por sua vez, se o que te interessa é um projeto relacionado à vida terrestre, o projeto Rooted é o ideal. Esse projeto visa impactar o ODS 15 por meio do desenvolvimento da capacidade das comunidades de responder e de agir sobre a degradação do habitat natural, perda de diversidade e proteção da vida selvagem.

Logo do projeto Rooted

Por último, um projeto muito interessante e inovador é o Scale Up!, que está relacionado com o ODS 17 (parcerias e meios de implementação). O projeto procura promover a capacitação de ONGs, organizações sem fins lucrativos e/ou fundações locais para contribuir com o impacto social em suas comunidades, colaborando com projetos sociais locais e engajando-se em iniciativas populares.

Logo do projeto Scale Up!

Como você pode observar, os novos projetos de voluntário global são super diversos e abrangem muitos aspectos diferentes dos ODS. Algum desses projetos despertou seu interesse? Pois clique aqui e se inscreva para viver essa experiência única de intercâmbio.

Para conhecer mais sobre a AIESEC no Brasil, acesse aqui e também conheça nosso instagram @aiesecnobrasil

Por Beatriz Caldas

Autor(a)

Compartilhe