Diversidade e inclusão no recrutamento: saiba como implementar no seu negócio!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Implementar a diversidade dentro da sua empresa é uma ótima forma de potencializar o crescimento e sucesso do negócio. Afinal, quanto mais diverso o time, maior a probabilidade de se criar soluções inovadoras e inusitadas e melhor é a experiência dos colaboradores com a organização como um todo. 

Para alcançar esse objetivo, é importante que você promova a diversidade e inclusão no recrutamento e seleção da empresa, encontrando profissionais com diferentes experiências de vida para compor sua equipe. 

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra! 

Melhore a acessibilidade da empresa

Em primeiro lugar, é importante que você modifique o ambiente físico da sua empresa para promover a diversidade e inclusão no negócio. Portanto, melhore a acessibilidade da organização, instalando equipamentos que tornem viável o trabalho das mais diversas pessoas dentro da empresa.  

Invista no recrutamento às cegas 

O preconceito está presente na sociedade e, por mais que você tente, pode ser que ocorram erros de julgamento devido à aparência ou condição física dos candidatos de um processo seletivo. 

Uma forma de burlar esse problema e promover a diversidade e inclusão no processo seletivo da empresa é o recrutamento às cegas. Nesse processo, você deve analisar os currículos dos candidatos sem nenhuma informação social ou de aparência dele. 

Dessa forma, o seu julgamento é mais objetivo, classificando os currículos dos selecionados pelas competências apresentadas e necessidades da empresa, o que proporciona a diversidade. 

Avalie as competências de forma objetiva

Outra forma de promover a diversidade e inclusão na empresa é pelo uso de metodologias objetivas para analisar as competências dos candidatos do processo seletivo. É importante que você escolha ferramentas, como testes e dinâmicas, que sejam o mais imparciais possível em relação à condição física e social dos candidatos. 

Dessa forma, você é capaz de mapear as competências reais de cada um dos profissionais, possibilitando que pessoas com experiências totalmente diferentes façam parte da sua empresa.  

Modifique a cultura do negócio 

Não adianta promover a diversidade e integração no processo seletivo da empresa e, quando o novo profissional entrar, ter dificuldade de se integrar ao time. Portanto, esse processo deve ser alinhado a uma transformação cultural na empresa como um todo, de forma a possibilitar que todas as pessoas realizem as suas atividades da melhor forma possível. 

Portanto, vá além do processo seletivo e promova uma cultura de respeito à diversidade dentro do negócio. Aproveite para conscientizar os colaboradores sobre a importância e necessidade de respeito às pessoas como um todo e  formas de integrar esses profissionais ao time. 

A diversidade e inclusão no processo seletivo é uma necessidade para todas as empresas da atualidade. Com isso, além de fomentar o respeito à diferença, você ainda é capaz de potencializar os resultados do negócio como um todo, que se torna mais inovador. Dessa forma, cria um diferencial competitivo para a empresa, trilhando o caminho ideal para o sucesso! 

Gostou do artigo? Então deixe um comentário abaixo com dúvidas, experiências e sugestões para a promoção da diversidade e inclusão dentro das empresas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *