4 dicas essenciais para entrevistar um intercambista online

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Contratar um estrangeiro para a sua empresa gera vários benefícios, como o enriquecimento da cultura organizacional e a ampliação das soluções oferecidas pelo seu negócio. Mas você sabe qual é a melhor maneira de entrevistar intercambista?

Os processos seletivos online estão sendo muito utilizados não apenas para oportunidades de intercâmbio, mas em diversas situações em que o encontro presencial não pode ser realizado ou seria muito custoso. Veja alguns cuidados para aproveitar ao máximo essa estratégia!

1. Faça uma leitura atenta do currículo

A primeira orientação para preparar uma entrevista online é a análise do currículo do candidato. Isso é importante tanto na escolha das perguntas a serem feitas para ele quanto na decisão sobre a própria condução da conversa.

O fato de não ser um encontro presencial pode trazer alguns desafios na comunicação. Por isso, é muito interessante planejar a entrevista com atenção. Lembre-se de avaliar o currículo com antecedência e marcar as informações que deseja discutir durante a entrevista.

Outra informação essencial nesse momento diz respeito ao perfil buscado pela empresa. Ter clareza do que seu negócio deseja do intercambista facilita na hora de fazer os questionamentos certos e avaliar o potencial do entrevistado.

2. Garanta o funcionamento dos equipamentos tecnológicos

Entrevistar um intercambista online sem ter segurança nos aparelhos que estão sendo utilizados é um risco. Afinal, falhas na câmera, no microfone ou na internet podem atrapalhar bastante ou até mesmo impossibilitar o diálogo.

Portanto, certificar-se de ter os recursos necessários em bom estado é um cuidado indispensável. Verifique também se o aplicativo a ser utilizado permite uma comunicação clara e eficiente. Assim, você fica mais tranquilo para realizar o processo seletivo.

Além de garantir as boas condições dos equipamentos, vale a pena tomar alguns cuidados adicionais. Por exemplo, prepare um ambiente silencioso para a entrevista e procure falar de maneira mais lenta, para facilitar o entendimento.

3. Selecione as perguntas essenciais para o cargo

Boa parte do sucesso de uma seleção de pessoal está na escolha das perguntas. Afinal, a visão que você vai ter do candidato depende dos questionamentos feitos a ele. Logo, montar um roteiro eficiente é um passo fundamental ao entrevistar intercambista.

Para fazer isso, a dica é listar as características relevantes para o cargo. Depois disso, pense em perguntas que abordem essas habilidades e deem oportunidade do candidato mostrá-las. Pedir que a pessoa cite exemplos nas respostas é uma boa estratégia para se certificar de que ela, de fato, tem as competências necessárias para trabalhar com você.

4. Conte com ajuda especializada

Fazer a seleção de um intercambista não é algo simples. Por isso, uma opção válida é contratar profissionais especializados nisso para lhe ajudar. Dessa forma, você garante que a seleção seja feita com todo o critério necessário.

A AIESEC oferece um ótimo suporte nesse sentido. Ela cuida das etapas envolvidas e seleciona jovens muito bem preparados para o intercâmbio. Contar com esse serviço, sem dúvida, faz toda a diferença para sua empresa.

Vale a pena entrevistar intercambista e aproveitar os benefícios das trocas culturais no seu negócio. Tomando os cuidados necessários, você encontra os melhores candidatos e alcança ótimos resultados na sua empresa.

E então, quer viver essa experiência da melhor forma? Entre em contato com a AIESEC!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *