Entenda as conferências da AIESEC no Brasil

Depois de ler o post sobre como é o trabalho dos membros voluntários da AIESEC, você já deve entender um pouco melhor como é fazer parte da organização. Mas, além de trabalhar bastante, ser parte da organização também tem muitas partes divertidas.

Tenho certeza de que se você conhece alguém que é ou já foi membro da AIESEC alguma vez já ouviu a palavra CONFERÊNCIA. Se você já ouviu falar desses eventos e pensa o que nós tanto fazemos neles, é só continuar lendo que vou te explicar tudinho.

Conferência local AIESEC em Bauru

Conferências são eventos focados em capacitação, discussões, planejamento e integração. Todos esses conteúdos são passados por meio de sessões que são ministradas (ou, como chamamos, facilitadas) por pessoas em cargos mais altos na organização. As capacitações trazem temas importantes para o escritório, as discussões levam à reflexões pessoais e sobre a organização. O planejamento, que geralmente ocorre na primeira conferência do semestre, serve para entender os rumos da entidade e como chegar nos objetivos. A integração (parte mais divertida desses eventos) é muito importante para que o escritório funcione como um todo e para que um membro entenda e aprenda com o trabalho do outro.

A quantidade e tamanho das conferências são muito diversos. Anualmente temos 4 eventos locais (somente o escritório), 1 regional (cada uma das 4 regiões do país), 1 nacional para todos os membros da organização e 2 para todos os diretores e presidentes de escritórios do Brasil. Além disso, também exitem conferências só para presidentes e outras à nível internacional.

Esses eventos duram entre 2 e 5 dias (as locais geralmente têm somente 2) e fazem com que todos os membros fiquem totalmente imersos em assuntos sobre a organização. A agenda (organizações das sessões) é bem cheia e procuramos tirar o máximo de proveito de todo o conteúdo passado. As conferências regionais e nacionais também são uma ótima oportunidade para conhecer outros escritórios, discutir sobre os trabalhos e aprender com eles.

Conferência regional centro norte

Outra curiosidade muito legal é que cada uma dessas conferências é organizada por um comitê organizador, formado especialmente para esse evento e trabalha muito para fazer ele acontecer e ser a melhor experiência possível para todos.

Gostou de entender um pouquinho mais sobre a parte de dentro da organização? Saiba mais curiosidades sobre a AIESEC e fique ainda mais por dentro.

Autor(a)

Compartilhe