Entenda como um intercambista pode trazer vantagem competitiva para a sua empresa

Uma análise eficiente do mercado é essencial para posicionar a sua empresa com vantagem competitiva diante da concorrência. Essa é uma tarefa complexa, pois demanda não só conhecer o seu modelo de negócio, mas também avaliar com cuidado as características do contexto.

E um dos cenários aos quais as empresas precisam se adaptar é o da internacionalização. Você sabia que contratar um intercambista pode ser uma estratégia muito interessante para destacar o seu negócio? Veja a seguir quais são os benefícios que isso pode trazer!

Diversificação da cultura organizacional

Em um cenário atrativo para o crescimento de startups, a cultura organizacional é um conceito que ganha especial importância. Por isso, agregar estrangeiros na sua empresa enriquece a experiência e a imagem interna do negócio.

O intercambista traz novos pontos de vista, estabelece pontes do Brasil com outros países e torna os processos internos da empresa mais dinâmicos. Além de tudo isso, os demais colaboradores também ganham muito com esse contato próximo com alguém de outro local.

Outra consequência muito interessante na cultura organizacional é a maior integração da equipe. Ao receber um intercambista, surge a necessidade de se organizar para integrá-lo nas atividades. Dessa forma, o grupo estreita os laços por causa desse objetivo.

Novos conhecimentos

Sem dúvida, a diversidade é algo muito positivo no trabalho. Afinal, em um ambiente em que todos partem do mesmo contexto e analisam as situações sob pontos de vista semelhantes, há pouco espaço para o desenvolvimento de novas competências.

Já quando pessoas de diferentes visões precisam trabalhar juntas, as oportunidades para aprenderem umas com as outras são muito maiores. Imagine então as contribuições que um intercambista traz ao chegar com sua experiência de quem cresceu e trabalhou em outro país?

Certamente, um colaborador estrangeiro oferece muitos conhecimentos novos para a sua equipe. Ele pode ajudar a modernizar processos e apresentar soluções mais eficientes para as problemáticas da empresa.

Contato com outros idiomas e culturas

A convivência com alguém que fala uma língua diferente é mais uma vantagem competitiva que a sua empresa ganha quando contrata um intercambista. Além de facilitar a fluência dos colaboradores em idiomas como o inglês, existem diversas trocas culturais nesse contato.

Trabalhar diariamente com um colaborador estrangeiro possibilita que seus funcionários saiam da zona de conforto e ampliem a capacidade de análise. A habilidade de olhar para o cotidiano de outra maneira é uma das características que o intercâmbio possibilita em um negócio.

Valorização da imagem externa da organização

Por fim, uma clara vantagem competitiva que a contratação de um estrangeiro gera é a valorização da imagem da sua empresa. Divulgar esse intercâmbio cultural coloca o negócio em uma posição de destaque no mercado.

E o benefício não fica apenas no cenário nacional: o intercâmbio é especialmente interessante para empresas que desejam investir em internacionalização. Afinal, o novo colaborador traz informações sobre o mercado internacional, as demandas e hábitos de consumo da população etc.

Percebeu como receber um estrangeiro na sua equipe pode gerar inúmeras vantagens competitivas e valorizar bastante a sua empresa? Para acertar na estratégia, conte com o suporte da AIESEC, uma empresa especializada nesse tipo de intercâmbio.

E então, quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Autor(a)

Compartilhe