Vai desenvolver skills? Saiba a importância de voluntários estrangeiros

O mercado da atualidade exige que a sua empresa conte com processos eficientes e coloque um diferencial competitivo ara se destacar dos concorrentes. E quem é responsável por gerar esses resultados? Seus colaboradores!

É por isso que é tão importante contar com um time capacitado, de forma a potencializar os resultados da organização e posicionar a empresa de forma inovadora e competitiva no mercado. Nesse aspecto, o desenvolvimento de skills pode ser o que a sua empresa precisa para potencializar o sucesso do negócio.

Quer saber por que investir em skills e como um voluntário estrangeiro pode ajudar a empresa nesse processo? Então continue a leitura e descubra!

Por que investir no desenvolvimento de skills?

office, man, laptop-1081807.jpg

Em primeiro lugar, é importante que você entenda exatamente o que são as skills que devem ser desenvolvidas no seu time. Esse termo se refere às habilidades e competências que um profissional é capaz de colocar em prática durante a realização das suas atividades. Nesse aspecto, existem dois tipos de skills:

  • hard skills: também chamadas de habilidades técnicas, são conhecimentos técnicos que os colaboradores possuem. Pode ser, por exemplo, capacidade de operar determinado software, conhecimento de outros idiomas, conhecimento sobre determinados processos químicos, entre outros.
  • soft skills: essas são as competências comportamentais de determinado profissional, incluindo a comunicação, empatia, proatividade, compromisso com resultados, entre outras.

Tanto as soft quanto as hard skills são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Isso porque, quando os seus colaboradores possuem as habilidades necessárias para a realização das atividades da melhor forma possível, são capazes de gerar resultados extraordinários para a empresa, capazes de levá-la ao sucesso.

Além disso, investir no desenvolvimento de skills é investir na sua equipe, promovendo o desenvolvimento de cada um dos profissionais que faz parte da empresa. Dessa forma, além de mais capacitados, eles se sentem também mais motivados e satisfeitos com a organização, se engajando nas atividades e na resolução de possíveis problemas que possam surgir.

Como um voluntário estrangeiro pode contribuir para o desenvolvimento de skills?

Diante da importância de desenvolver skills na sua empresa, fica o questionamento: como investir nessa estratégia? Pois saiba que contar com um voluntário estrangeiro dentro da empresa pode ser a melhor solução. Entenda agora todos os benefícios que esse tipo de estratégia pode trazer para o desenvolvimento de skills dentro da empresa!

Jovens voluntários podem ser uma ótima solução para desenvolver skills

Melhora a comunicação do time

Uma das soft skills mais importantes para os colaboradores é a comunicação. Afinal, todos os profissionais da empresa precisam estar conectados e alinhados, trabalhando em conjunto para que a organização atinja os seus objetivos como um todo.

Nesse aspecto, um voluntário estrangeiro pode ser de grande ajuda. Ele melhora a comunicação do time uma vez que exige essa união e boa comunicação para que todos trabalhem da melhor forma com um profissional de outro país.

Aumenta os níveis de motivação

A motivação e engajamento dos colaboradores do seu time é muito importante para os bons resultados da empresa. Isso depende diretamente do clima organizacional do ambiente de trabalho.

Trazer um colaborador de outro país pode ser uma boa forma de melhorar o ambiente da empresa e deixar o clima mais agradável e propenso ao desenvolvimento de bons resultados.

Favorece a colaboração

Da mesma forma como um voluntário estrangeiro melhora a comunicação interna, ele também favorece a colaboração dentro da empresa. Isso porque esse profissional, vindo de outro país, exige que os colaboradores unam forças para auxiliar na adaptação ao novo ambiente de trabalho e, inclusive, à cultura e costumes locais. Dessa forma, todos passam a trabalhar juntos e colaborar uns com os outros, dentro e fora da empresa.

Permite o convívio com um segundo idioma

No mundo globalizado, aprender um segundo — ou terceiro — idioma é quase um pré-requisito para os profissionais. Porém, a melhor forma de garantir um aprendizado profundo e de qualidade é por meio da prática, convivendo com pessoas que falam o novo idioma.

Um voluntário estrangeiro abre portas para que os colaboradores convivam com uma outra língua. Dessa forma, ele permite que a equipe pratique e se torne fluente em um novo idioma, sem precisar deixar o país.

Promove a diversidade dentro da empresa

Um dos grandes diferenciais das empresas da atualidade é a diversidade dentro da organização. Quando maior a diversidade do time, mais provável é que os colaboradores pensem fora da caixa, consigam analisar os problemas de diferentes perspectivas e, consequentemente, sejam capazes de inovar e pensar de forma criativa.

Quando você contrata um voluntário estrangeiro para a sua empresa, passa a contar com um profissional que possui vivências totalmente diferentes das dos colaboradores brasileiros. Ele consegue mostrar uma outra realidade para o time, o que permite que todos aprendam a conviver com a diferença e potencializa a diversidade dentro da empresa, tanto de forma de pensar quanto de comportamentos.

Gera orientação para resultados

Sua empresa precisa ser orientada para resultados se quiser se destacar no mercado e gerar valor para os clientes. Afinal, são os resultados que efetivamente geram valor para os clientes e garantem o sucesso da sua empresa.

Um voluntário estrangeiro pode auxiliar nesse aspecto. Você pode contar com um jovem talento bastante capacitado para a liderança e para a orientação para resultados. Dessa forma, a entrada dele na sua empresa possibilita que os colaboradores também desenvolvam essas habilidades, modificando a postura e o comportamento da equipe. Ou seja, o profissional vindo de outro país abre portas para que todo o time se oriente para resultados junto com ele, potencializando o sucesso da empresa como um todo.

Desenvolver skills na sua empresa, seja as soft ou as hard, é essencial para o sucesso da organização. Nesse aspecto, um voluntário estrangeiro pode ser o seu maior aliado, promovendo a comunicação e colaboração dentro da empresa e ainda ajudando a capacitar os colaboradores a falar um novo idioma e desenvolver a orientação para resultados. Diante de tantos benefícios, que tal começar a procurar um voluntário de outro país para trabalhar no seu negócio?

A AIESEC é a sua maior aliada no processo. Entre em contato com a gente e descubra todas as soluções em contratação de jovens talentos internacionais que temos para oferecer!

Autor(a)

Compartilhe