Como identificar talentos dentro da sua empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Para o crescimento de uma empresa, a relação entre os colaboradores e o negócio deve ser vista como algo muito maior do que a troca do trabalho por um salário. É preciso que todos se alinhem aos objetivos organizacionais e se sintam valorizados na sua função. Por isso, identificar talentos é essencial.

Reconhecer as pessoas que estão integradas à cultura da organização e estimular isso são ações que trazem ótimos resultados a médio e longo prazo. Então, que tal saber como aperfeiçoar a gestão de pessoas na sua organização? Confira as orientações deste post!

Estabeleça o que é importante na cultura da empresa

O primeiro passo para começar a identificar talentos e incentivar o desenvolvimento organizacional é que os líderes saibam o que pretendem para a organização. Quais competências técnicas e comportamentais são valorizadas na sua empresa?

A resposta a essa pergunta ajuda a alinhar os objetivos e torna mais claros os critérios que você tem para avaliar os colaboradores. Assim, fica mais fácil perceber quais deles apresentam bons resultados em pontos importantes — como a criatividade, a capacidade para lidar com a pressão ou outros aspectos considerados fundamentais para a saúde do seu negócio.

Melhore os processos de recrutamento e seleção

Uma estratégia relevante para ter grandes talentos na sua empresa se dá nos processos de recrutamento e seleção. Quanto mais eficientes forem essas etapas, mais alinhados os colaboradores estarão com a cultura organizacional.

Ou seja, saber onde anunciar as vagas e realizar o recrutamento é essencial para atrair pessoas que tenham as competências que você valoriza. Depois disso, é importante saber selecionar os melhores candidatos para as vagas certas. Aperfeiçoar esses pontos diminui a necessidade de treinamentos, advertências ou mesmo demissões.

Conheça o perfil comportamental dos colaboradores

Além de repensar a entrada das pessoas na empresa, você deve também aprender a avaliar as que já estão realizando o trabalho. Afinal, identificar talentos pressupõe conhecer os colaboradores que fazem parte da rotina organizacional.

Uma das técnicas mais eficientes para fazer isso é a avaliação de desempenho. Por meio dela, é viável conhecer os resultados alcançados por cada pessoa e mapear suas habilidades, assim como os pontos que ela precisa desenvolver melhor.

O ideal é realizar tanto avaliações coletivas quanto individuais. Assim, o risco de que alguns talentos sejam diluídos pelos resultados do grupo é minimizado. Lembre-se, ainda, que a avaliação de desempenho não tem um fim em si mesma: ela deve ser utilizada para oferecer feedbacks e planejar as políticas da organização.

Motive os profissionais

Por fim, destacamos que os talentos de uma empresa não são um fenômeno engessado. Pelo contrário, as ações da gestão tem grande potencial para impulsionar ou frear o desenvolvimento dos colaboradores. É preciso pensar na retenção de talentos.

Vale a pena ter atitudes que motivem os profissionais a trabalhar mais e melhor. Isso pode ser feito oferecendo desafios e adotando estratégias de valorização do grupo — como benefícios e plano de carreira. Dessa forma, você não apenas identifica os talentos, mas também ajuda no crescimento deles.

E então, está interessado em estudar mais sobre como identificar talentos? Confira nosso post sobre como fazer mapeamento de competências dos seus funcionários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *