5 ferramentas de recrutamento para acertar na hora de contratar

Com o avanço das redes e plataformas digitais, há hoje uma extensa gama de ferramentas de recrutamento. O setor de RH tem a responsabilidade de zelar por um dos principais capitais do negócio: os colaboradores. É por meio de cada profissional que vem o sucesso de uma empresa, por isso, é necessário encontrar aquele que se encaixe perfeitamente nos requisitos da vaga.

Uma vaga está disponível e é preciso encontrar o colaborador mais adequado para ocupá-la? Afinal, você sabe quais são as melhores ferramentas de recrutamento e seleção usadas hoje em dia? É sobre elas que vamos falar agora. Se você ficou interessado, continue acompanhando e confira as 5 principais ferramentas para ajudar você na hora de contratar novos funcionários! Boa leitura!

1. LinkedIn

As redes sociais se tornaram um canal perfeito de contato entre empresas e candidatos, ultrapassando as suas funções voltadas apenas para o entretenimento e lazer. O LinkedIn é um bom exemplo de rede social que tem como propósito conectar profissionais, podendo ser usado como uma ferramenta de recrutamento.

É uma rede que detém a maioria das informações que as organizações precisam sobre os seus candidatos. Estima-se que 90% dos profissionais que têm curso superior utilizam o LinkedIn. Por isso, empresas podem aproveitar essa incrível ferramenta para buscar novos talentos.

2. Kenoby

O Kenoby é um software que faz a organização de todas as etapas de um processo seletivo. A partir dessa ferramenta, é possível solicitar e aprovar vagas de modo automático. Ele também possibilita que a publicação das vagas seja realizada de modo centralizado e, claro, isso facilita a triagem.

Ao usar filtros específicos, pode-se encontrar candidatos que participaram do processo seletivo. O melhor dessa ferramenta  é: o próprio software faz a avaliação e a qualificação dos candidatos, por meio de informações inseridas pelo usuário.

O Kenoby possibilita que o usuário faça o envio de propostas aos candidatos que foram selecionados, facilitando, assim, o aceite e a contratação. Com o software, fica mais fácil verificar quais vagas precisam de uma atenção maior e de um plano de ação a ser feito pelo RH.

3. Testes de triagem online

Fazer a triagem dos profissionais exige muito esforço e tempo do RH. Por isso, as ferramentas usadas no processo de recrutamento devem solucionar o problema.

A empresa precisa investir em uma plataforma de testes eficiente, que permita que o RH poupe tempo fazendo análise em vários currículos. Dessa forma, a triagem passa a ser realizada de modo online e, claro, a busca dos potenciais profissionais para o cargo dura somente alguns instantes.

4. Softwares de análise comportamental

Antes de qualquer ação, é necessário conhecer o perfil comportamental do profissional. Essa análise vai ser de grande ajuda para reduzir custos da empresa, além de evitar prejuízos. Afinal, por meio dela, você encontrará a pessoa que tem as tendências e competências comportamentais adequadas ao cargo. Por isso, ela precisa ser muito bem executada.

Há no mercado softwares desenvolvidos especialmente para ajudar você a escolher o melhor candidato para a vaga. Você só precisará selecionar um que se adapte melhor às necessidades da sua organização e usá-lo no processo de seleção.

5. Teste de conhecimento

Essa é uma ferramenta muito relevante durante o processo de recrutamento, especialmente se você precisa de um colaborador que já tenha experiência na vaga oferecida. Você vai ter a oportunidade de conhecer as qualificações do profissional e tudo o que ele pode oferecer para o negócio.

As provas podem ser aplicadas de forma teórica, a partir de testes escritos, ou, ainda, de forma prática, pedindo ao candidato que ele fale o que pode e o que sabe fazer. Esse tipo de teste é capaz de levar o entrevistador a ter uma noção mais clara a respeito do desempenho profissional do candidato. Alguns exemplos são: conhecimento em ética no trabalho, habilidades de escrita, aptidões sociais etc.

Enfim, essas são as principais ferramentas de recrutamento. O ideal é que você utilize todas em conjunto, já que todas possuem as suas vantagens e podem melhorar significativamente o seu fluxo de trabalho.

Você gostou deste texto? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim você ficará atualizado com nossos novos conteúdos na sua caixa de e-mail!

Autor(a)

Compartilhe