Intercâmbio profissional: saiba como funciona

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quando você traz um profissional estrangeiro para fazer parte da sua equipe, todo mundo sai ganhando. Os colaboradores do negócio aprendem com o intercambista tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O intercambista, por sua vez, tem a oportunidade de conhecer uma nova cultura e uma empresa de outro país, estabelecendo relações com brasileiros e agregando valor ao currículo profissional.

Já o negócio pode contar com uma visão fora da caixa sobre os problemas que enfrenta diariamente. Isso porque o colaborador intercambista tem experiências profissionais muito diferentes, podendo oferecer soluções totalmente inovadoras. Além disso, essa é uma das formas de internacionalizar a sua marca e levar o negócio para terras estrangeiras.

Mas você sabe como funciona o processo de intercâmbio profissional? Leia este artigo e descubra os benefícios de contratar um estrangeiro e veja o passo a passo para viver a multiculturalidade na sua empresa!

3 benefícios de contratar um intercambista

Quando pensamos nos motivos de um intercâmbio, temos em mente, na maioria das vezes, as vantagens que o viajante tem com tal experiência. Contudo, no caso de um intercâmbio profissional, a empresa também ganha e muito. Para exemplificar e deixar mais palpável o que a organização ganha com a presença de um estrangeiro, listamos 3 benefícios de contratar um intercambista. Confira!

1.Equipes mais criativas

Culturas, hábitos e vivências distintas significam diversidade. Ter diferentes pontos de vista aumenta o poder criativo da sua equipe. Afinal, o time tende a estar mais aberto para receber novas ideias. Contudo, um estudo de Harvard comprova que esse ganho ocorre somente quando há a cultura de compartilhamento de conhecimento. A criatividade faz com que o ambiente se torne mais dinâmico uma vez que os indivíduos passam a pensar em como melhorar processos e estratégias, se tornando verdadeiros intraempreendedores.

2.Adoção de novas culturas

Viver e conviver com uma cultura diferente faz com que as pessoas mudem alguns hábitos a fim de respeitar algum aspecto religioso, por exemplo. Por isso, pode ser uma excelente oportunidade para a equipe de liderança da sua empresa fazer campanhas para evoluir alguns comportamentos e pontos da sua cultura organizacional. Além disso, o trabalho junto a pessoas de outros países fazem com que os colaboradores estejam mais abertos a novidades, uma vez que, em alguns casos, é preciso fazer adaptações de rotina, a fim de respeitar a cultura do intercambista.

3. Internacionalização da empresa

A contratação de um intercambista pode ser um primeiro passo para a internacionalização da sua empresa. O estagiário internacional auxiliará você a conhecer hábitos, culturas e até mesmo legislação do país para onde você quer expandir a operação. Sendo assim, ele pode ser uma peça fundamental na equipe que estará construindo o planejamento de internacionalização do negócio, uma vez que há alguns detalhes que só alguém natural do país consegue alertar. Logo, é possível ter uma redução de custos e evitar problemas ao chegar no país desejado.

Passo a passo: como contratar um intercambista

Esses são apenas alguns dos benefícios de se ter um intercambista na sua empresa. Se ao lê-los você já ficou imaginando diversos processos e projetos que poderia criar caso tivesse um estagiário internacional na sua empresa, siga lendo esse post. A seguir mostraremos passo a passo como funciona a contratação de um intercambista. Confira!

Busque uma empresa especializada

O primeiro passo para o processo de intercâmbio profissional é a busca por uma agência que presta esse tipo de serviço. Isso porque essas empresas podem dar suporte a todas as etapas do processo, desde a escolha do profissional até a adaptação dele à sua empresa.

Portanto, ainda que seja possível realizar o processo sozinho, contar com a parceria de uma organização especializada pode ser o melhor caminho para o sucesso do intercâmbio profissional na sua empresa. Além disso, é fundamental estar muito atento a questões legais, como visto e processo de contratação. Uma empresa especializada está acostumada com esses processos e possui expertise no assunto.

Alinhe expectativas

Saiba muito bem quais são os seus objetivos com o intercâmbio profissional e quais competências o novo colaborador deve apresentar para fazer parte da sua empresa. São essas informações que vão direcionar todo o processo e viabilizar a melhor experiência possível, tanto para você quanto para o intercambista.

Estruture o processo seletivo

Assim como na busca de um novo colaborador para a sua empresa, é essencial que você planeje um processo seletivo de qualidade tendo em vista a contratação de um intercambista. Isso porque você precisa encontrar uma pessoa alinhada à cultura e aos objetivos estratégicos do seu negócio, de modo que ela agregue valor à empresa.

Portanto, planeje cada uma das etapas do processo seletivo e busque a melhor forma de recrutar e selecionar o talento que fará parte da sua empresa. Nesse ponto, o apoio de uma agência especializada, que já tem experiência em recrutamento internacional e um banco de currículos consolidado, pode ser o diferencial do seu processo e fazer isso mais rápido.

Cuide da questão burocrática

Para concretizar o intercâmbio profissional é importante que você entre em contato com a Coordenação Geral de Imigração, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego. É ela que fornece a autorização do processo e regulariza a situação do colaborador no país.

Além disso, é preciso que você crie um contrato de trabalho no qual estejam discriminados os direitos e deveres do profissional intercambista, assim como o tempo de duração do processo. O pedido de visto também deve ser analisado, uma vez que a legislação brasileira exige essa documentação para profissionais de alguns países.

Auxilie o colaborador durante a transição

Com a chegada do novo colaborador, atue em sua inserção na empresa e no país. Para isso, você pode auxiliá-lo na busca por uma moradia, por exemplo. Além disso, é preciso preparar a sua equipe para recebê-lo e fornecer materiais que ajudem o intercambista a se locomover pela cidade na qual a sua empresa está localizada. Uma dica é fazer uma seleção entre os seus colaboradores para escolher uma pessoa que seja um mentor do estrangeiro. Isso tende a facilitar a sua adaptação no novo país.

Como você percebeu, o intercâmbio profissional é um processo que pode trazer uma série de benefícios para a sua organização, até mesmo fazendo ela crescer internacionalmente. Nesse caso, contar com uma empresa especializada pode ser a melhor estratégia para garantir o sucesso da ação, proporcionando os melhores resultados possíveis tanto para o intercambista quanto para os seus colaboradores e seu negócio como um todo.

E então, este conteúdo foi útil para você? Deseja esclarecer outras dúvidas sobre o assunto? Ficou com vontade de saber como pode viabilizar um intercâmbio profissional na sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *