Fit cultural e a importância do funcionário se encaixar na cultura da empresa

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que você avalia na hora de contratar um novo colaborador para a sua empresa? E se ele for estrangeiro?

Considerar apenas a formação acadêmica e as experiências profissionais do candidato mostra que o processo pode estar um pouco ultrapassado. Os seus funcionários também devem se encaixar na cultura da empresa, compartilhando valores e propósitos pessoais com a organização. E é aí que entra o fit cultural!

Mas você sabe o que isso significa? Entende qual é a melhor forma de aplicar esse conceito no processo seletivo para estrangeiros? Leia este artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é fit cultural?

Toda empresa tem uma cultura própria e, mesmo que você não saiba exatamente qual é a da sua, o seu negócio não fica de fora dessa máxima. Porém, os colaboradores que fazem parte da organização também têm valores, propósitos e objetivos próprios. 

Dessa forma, o fit cultural é a adequação e o alinhamento entre essas características individuais dos funcionários e a cultura da empresa. Ou seja, é a garantia de que os valores da organização são compartilhados pelos colaboradores, assim como os seus objetivos.

Quais as vantagens de um funcionário estrangeiro se encaixar na cultura da empresa?

Quando você contrata um funcionário estrangeiro para fazer parte do seu time, deve ter em mente que ele vem de uma cultura diferente, o que pode gerar alguns desafios durante a sua adaptação.

Porém, essas dificuldades são minimizadas quando você leva o fit cultural em conta na hora da contratação. Isso porque, apesar das diferenças de idioma e costumes, você é capaz de garantir que o novo talento compartilha valores e propósitos com os colegas de trabalho e a empresa como um todo. 

Dessa forma, a socialização do colaborador é mais rápida e eficaz, garantindo que toda a equipe se sinta satisfeita e motivada com o trabalho realizado. Além disso, você diminui a probabilidade de ele deixar a empresa no futuro, aumentando o engajamento do novo talento. 

Como usar o fit cultural na contratação de colaboradores estrangeiros?

Fica claro, então, que o fit cultural entre colaboradores estrangeiros e empresa é essencial para que o seu negócio se destaque perante os concorrentes e ganhe vantagem competitiva no mercado.

Por isso, daqui pra frente é essencial que você garanta o encaixe dos novos funcionários à cultura da sua empresa. Veja, a seguir, como fazer isso.

Entenda quais são os valores da sua empresa

Faça uma pesquisa de cultura com os colaboradores que já trabalham na organização. Em seguida, invista na revisão do seu planejamento estratégico e avalie a adequação da missão, visão e valores desse documento.

Com isso, você será capaz de identificar qual é a cultura que prevalece na sua empresa, e poderá definir as principais características e valores do negócio.

Mapeie os valores dos candidatos

Na hora de realizar um novo processo seletivo, investigue os valores dos candidatos estrangeiros. Para isso, você pode utilizar perguntas específicas durante a entrevista, testes de perfil comportamental, questionários e até dinâmicas de grupo específicas para essa finalidade.

Dessa forma, ao final do processo seletivo, você terá em mãos os principais valores e propósitos dos candidatos.

Analise os dados para encontrar o funcionário ideal

Cruze os dados coletados sobre a cultura da empresa e os valores dos candidatos estrangeiros. Assim, você obterá um índice de fit cultural para cada um dos profissionais, o que deve ser levado em consideração na hora de definir qual é o melhor talento para a organização.

Agora que você já sabe a importância do funcionário se encaixar na cultura da empresa, o que está esperando para começar a usar o fit cultural nos seus próximos processos seletivos?

Isso é especialmente importante quando se fala na contratação de um funcionário estrangeiro, que vem de um país e de uma cultura totalmente diferentes. Portanto, descubra quais são os principais valores da sua empresa e qual é a melhor forma de garantir o fit cultural no seu negócio!

E então, gostou deste conteúdo? Gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *