O que pode causar a alta rotatividade de funcionários?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Perder um talento pode causar uma série de prejuízos para a empresa. Além de afetar a motivação e sinergia do time, a rotatividade ainda gera gastos com encargos trabalhistas e execução de um novo processo seletivo.

Se isso vem ocorrendo na sua empresa de forma constante, então você precisa entender quais são as principais causas da alta rotatividade de funcionários e, a partir daí, criar estratégias e planos de ação para combatê-la.

Quer descobrir como fazer isso? Continue a leitura deste artigo e reduza a rotatividade de funcionários no seu negócio!

Acúmulo de funções e sobrecarga

A Síndrome de Burnout, causada pela sobrecarga de trabalho, atinge cerca de 32% da população economicamente ativa no Brasil. Isso demonstra que uma grande parte dos colaboradores está se sentindo sobrecarregada com as atividades de trabalho.

Isso pode gerar uma série de problemas, tanto físicos quanto psicológicos, para os colaboradores. E esse é um dos motivos que levam os funcionários a buscar um novo emprego em uma organização na qual a carga de trabalho seja adequada à jornada.

Portanto, investigue se esse é um problema dentro da sua empresa. A melhor forma de fazer isso é por meio de conversas, entrevistas ou questionários para os próprios colaboradores. Caso a sobrecarga e acúmulo de funções realmente seja um problema, revise as metas e os cargos na organização.

Insatisfação com o ambiente organizacional

O seu colaborador pode até estar satisfeito com as funções que realiza ou com o salário pago pela empresa. Porém, se o ambiente e clima organizacional não forem agradáveis, ele pode considerar deixar a organização na primeira oportunidade.

Por isso, é importante que você avalie o clima organizacional do negócio periodicamente, a fim de garantir que a empresa forneça condições adequadas para o trabalho dos colaboradores. Além disso, busque identificar problemas que podem comprometer o ambiente organizacional e crie planos de ação para combatê-los.

Falta de oportunidade de crescimento

Muitos funcionários deixam seus cargos devido à falta de oportunidade de crescimento e desenvolvimento dentro da organização. E isso não se refere apenas a promoção ou elevação de salários, mas também às capacitações e treinamentos oferecidos pela empresa.

Quando o seu negócio investe nos colaboradores, o retorno é visível. Portanto, crie planos de carreira e de desenvolvimento individual para os seus funcionários, de acordo com os objetivos de cada um. Além disso, favoreça a promoção para cargos mais altos que ficarem disponíveis, em vez de um novo recrutamento e seleção externa.

Problemas de relacionamento com colegas e chefes

O relacionamento do colaborador, tanto com colegas de equipe quanto com chefes, também pode influenciar a sua decisão de deixar a empresa. Talvez exista um tratamento diferenciado, baseado em aspectos pessoais, assim como gestores com habilidades de liderança pouco desenvolvidas ou conflitos internos nas equipes de trabalho.

Combater esses elementos é essencial para reduzir o índice de turnover na empresa. Para isso, você pode investir em capacitações relacionadas a habilidades sociais ou de liderança. Além disso, é essencial que a equipe de RH da empresa esteja sempre atenta a esses pontos, a fim de identificar problemas e atuar rapidamente na resolução deles.

Altos índices de turnover são extremamente prejudiciais à empresa. Dessa forma, é importante que você realize um diagnóstico dentro da organização e identifique o que causa a rotatividade de funcionários, a fim de combater esses problemas e aumentar a retenção de talentos.

Este post foi útil para você? Então, veja também como aplicar o plano de carreira na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *