Os benefícios de um intercâmbio para o seu currículo

Muito mais do que apenas viagens, intercâmbios são capazes de mudar a vida de quem os realiza para melhor. Várias pessoas entendem que uma experiência no exterior é extremamente válida e engrandecedora, porém não estão familiarizadas com as diversas vantagens que esse tipo de vivência pode trazer para a vida profissional de quem a vive. Com esse texto, você vai entender por quê ser um intercambista é sinônimo de um futuro profissional promissor e de um desenvolvimento pessoal surpreendente.

Intercâmbio no currículo
Voluntários da AIESEC durante conferência internacional

O intercâmbio no seu currículo

Para iniciar a discussão em torno desse assunto, é fundamental ressaltar o peso que experiências de trabalho em instituições internacionais possuem no mercado de trabalho brasileiro. Estar dentro de uma empresa no exterior significa desenvolver novas capacidades, aprender novos idiomas e trabalhar sua adaptabilidade, entre diversas outras capacidades. Essas são competências que, embora pareçam básicas, são altamente valorizadas pelos recrutadores de todas as áreas de atuação em território nacional.

Morar no exterior por um determinado período de tempo significa entender as principais tendências e técnicas utilizadas além do horizonte brasileiro, criando a possibilidade de que, ao voltar para o mercado de trabalho do seu país de origem, você possa adaptar os aprendizados obtidos durante a viagem nas empresas que percorrer. Funcionários que contam com esse tipo de conhecimento são valiosos e bem vistos como profissionais e, por isso, investir em uma experiência internacional pode ser a solução para turbinar o seu currículo. E não se engane; intercâmbios profissionais não são os únicos capazes de colaborar com o sucesso da sua carreira.

Os benefícios de um intercâmbio voluntário

Ao longo dos últimos anos, experiências voluntárias passaram a ser fundamentais – e, em alguns casos, obrigatórias – para pessoas que estão começando sua vida profissional. “Como vou conseguir experiência na área se as empresas não querem me contratar?” é uma pergunta feita frequentemente por jovens em busca do seu primeiro estágio ou experiência profissional. Embora esse tipo de exigência a pessoas de pouca idade e formação seja questionável, a resposta para o questionamento é simples: faça um voluntariado! Pode parecer mentira, mas os recrutadores enxergam esse tipo de atitude como sinal de produtividade e empatia, o que aumenta suas chances em relação aos demais candidatos. 

Sejam eles realizados em território brasileiro ou do outro lado do mundo, programas voluntários são capazes de agregar capacidades incríveis aos seus participantes. Além da perspectiva profissional, também é possível desenvolver comunicação, novas habilidades práticas e um enorme networking ao longo dessa vivência. No Brasil, a própria AIESEC é uma das principais opções de ONGs para jovens que buscam se preparar para o mercado de trabalho, uma vez que nossa instituição funciona da mesma forma que uma agência de intercâmbios atualmente.

Quando o assunto são intercâmbios voluntários, a lista de possibilidades fica ainda maior. Algumas das competências trabalhadas durante uma experiência desse tipo são:

  • Contato com pessoas de todos os cantos do planeta;
  • Desenvolvimento de resiliência e gestão de prioridades;
  • Aprendizado de novos idiomas;
  • Exploração da capacidade de trabalhar com recursos reduzidos;
  • Responsabilidade financeira;

Entre muitas outras oportunidades!

Intercâmbio no currículo
Voluntários da AIESEC em sala de aula

A acessibilidade de um intercâmbio

Viver uma experiência internacional é o sonho de muita gente, principalmente quando essa iniciativa envolve capacitações profissionais ou viagens de longa duração. Em relação a ambos os casos, criou-se a percepção equivocada de que apenas pessoas favorecidas financeiramente contam com a possibilidade de embarcar em um intercâmbio. Embora existam, sim, programas de internacionalização com custos bastante elevados, essa não é uma regra e não se aplica a todas as instituições que oferecem esse tipo de produto.

Na AIESEC, nossos intercâmbios profissionais e intercâmbios voluntários possibilitam que pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de viver experiências no exterior. Com muita pesquisa, investimentos e força de vontade, essa aventura pode marcar a vida de qualquer pessoa que sonha em realizá-la. Se você puder, não deixe de ir! Seu futuro te agradece.

Autor(a)

Compartilhe