O que a América Latina tem a oferecer pro seu negócio? 4 principais benefícios

A América Latina é rica em recursos, tem um mercado em expansão e uma forma singular de viver a diversidade. As pessoas que vivem nela têm muito a oferecer e podem trazer benefícios para o seu negócio.

Existem diversas vantagens ao selecionar uma pessoa com o berço latino para trabalhar na sua empresa, sobretudo diferentes visões e novos pensamentos, mas ao mesmo tempo com o grande diferencial de maior conexão com os próprios hábitos brasileiros. Afinal de contas, temos muitas semelhanças e diferenças culturais com muito potencial de agregar em todos os ambientes.

Apesar de ter inúmeras vantagens, selecionamos os 4 principais benefícios para que você tenha um intercambista latino-americano dentro da sua organização.

Primeiro: diversidade cultural

O convívio com outra cultura e língua pode trazer um olhar diferenciado e enriquecedor para o ambiente e para seus colaboradores, além de fazer com que o trabalho seja mais interessante, inclusivo e multicultural.

Além disso, fornecer essa visão da diversidade pode aumentar a produtividade e criatividade por ser capaz de pensar e solucionar desafios pela capacidade de enxergar de outras formas.  

Segundo: network global

Ao contratar um intercambista, esse jovem pode vir com contatos e conexões diferentes.  Seu local pode aproveitar e se beneficiar com isso, para conhecer outras realidades e ampliar o network.

Ao se conectar com essas outras realidades e aumentar a rede, criam-se chances para novas parcerias e negócios em outros locais do mundo, abrindo portas para um mercado competitivo globalizado que vai contribuir para o crescimento da empresa a médio e longo prazo.

Um de nossos intercambistas da América Latina, que está vivendo sua experiência em uma unidade da Nestlé aqui no Brasil, nos informou que:

“Essa oportunidade abriu os olhos da empresa porque demonstrou que tem muitos talentos fora que podem contribuir na empresa. Além de troca de idioma e cultura, sinto que às vezes sou uma ponte entre essa unidade da Nestlé do Brasil e a uma unidade no Paraguai.”

Bernardo – México

Afinal de contas, as barreiras geográficas já perderam lugar para expansão tecnológica há tempos, e muito ao contrário do significado da palavra perder, isso é muito mais um ganho.

Terceiro: novo mercado

Conectado ao segundo benefício, a perspectiva de crescer se relaciona com a possibilidade de novos mercados. O intercambista da América Latina pode trazer, por meio dessa troca cultural, informações valiosas com potencial de identificar o que ainda não foi explorado no seu ramo.

As tendências e costumes do qual o outro está acostumado, interagem bastante com a ideia da vantagem competitiva, interligando a capacidade de inovar e expandir-se em novos territórios.

Novos olhares podem expandir horizontes. Imagem de Helena Lopes no Unsplash

Quarto: melhoria de Employer Branding

Ao ter uma pessoa da América Latina na sua empresa, você demonstra que valoriza, é diversa, inclusiva e que está aberto a novas perspectivas e ideias. Assim, seu employer branding, ou seja, sua reputação no mercado sobre sua gestão, valores e cultura da organização, melhoram.

Essa imagem faz com que você consiga atrair ainda mais talentos que queiram trabalhar para você, por enxergarem um local que valoriza o diferente e respeita seus colaboradores. 

Tenha um intercambista na sua empresa!

Em resumo, as vantagens que a América Latina pode trazer, vão além de habilidades técnicas e profissionais, elas podem resultar em oportunidades de mudanças e crescimento, além de tornar sua corporação mais competitiva em um mercado cada vez mais expansivo.

Ter a diversidade no seu negócio é possível e acessível junto com a AIESEC, faça com que os benefícios mostrados estejam presentes no seu local de trabalho, seja parceiro e cresça com jovens talentos brilhantes.

Siga nosso LinkedIn.

Autor(a)

Compartilhe