Plano de carreira: como aplicar isso na empresa?

A sua empresa tem diversos objetivos e metas que precisam ser atingidos a curto, médio e longo prazo. Os seus colaboradores também têm objetivos de carreira individuais. No entanto, como lidar com essa diversidade de propósitos? Você sabe como manter os seus colaboradores motivados e engajados para gerar os melhores resultados para a sua empresa? A resposta para essa pergunta pode estar na criação de um plano de carreira para a sua equipe.

Entenda agora o que é plano de carreira, qual a sua importância e como colocá-lo em prática na sua empresa!

O que é plano de carreira?

Ao planejar uma viagem, você começa definindo os locais pelos quais quer passar e as experiências que pretende vivenciar em cada um deles, não é mesmo? Algo similar acontece quando um colaborador é contratado pela sua empresa.

É aí que entra o plano de carreira. Ele é uma estruturação da jornada de cada um dos seus colaboradores dentro da companhia. Ou seja, é uma definição de um conjunto de atividades, treinamentos e capacitações que os seus colaboradores devem receber ao longo da trajetória dentro da organização. Além disso, são definidos os cargos pelos quais ele deve passar e o tempo de permanência em cada um deles.

Para isso, é preciso alinhar os objetivos de carreira do profissional com as metas e objetivos estratégicos da organização. Esse processo gera uma série de benefícios para a sua empresa. Entenda agora quais são eles!

Qual a importância do plano de carreira para a empresa?

Ao criar um plano de carreira para os seus colaboradores, você investe no desenvolvimento e na evolução da sua equipe. Dessa forma, os funcionários ficam mais bem preparados para assumir novos cargos e executar as suas atividades diárias, aumentando a qualidade dos resultados gerados.

Além disso, você é capaz de alinhar as expectativas dos seus trabalhadores com o que a organização pode oferecer a eles. Sua equipe sabe exatamente quais as possibilidades de crescimento que tem e como se preparar da melhor maneira para elas.

Com isso, você aumenta o nível de satisfação dos colaboradores, assim como a motivação e o engajamento nas atividades propostas. Isso tem impacto na rotatividade da sua companhia, aumentando o seu índice de retenção de pessoal. Além disso, desperta a atenção dos profissionais do mercado, atraindo mais talentos para o seu negócio.

Como aplicar um plano de carreira na empresa?

Avalie quais as necessidades da sua empresa

Comece avaliando quais são as necessidades da sua empresa. Mapeie os cargos que precisam de pessoas preparadas para assumir responsabilidades no futuro, assim como as competências que devem ser desenvolvidas na sua equipe para que ela possa assumir essas responsabilidades.

Converse sobre carreira com o seu colaborador

Entenda o que cada um dos seus colaboradores espera da empresa e quais os objetivos de carreira da sua equipe. Converse abertamente, buscando entender como a sua empresa pode ajudá-los a trilhar um caminho de sucesso.

Mensure o estado de desenvolvimento atual e crie metas

Utilize ferramentas para mensurar o estado de desenvolvimento atual dos seus colaboradores, identificando potencialidades, pontos fortes e competências que precisam ser desenvolvidas. Utilize esses resultados para criar metas de desempenho e desenvolvimento para os próximos meses, assim como um planejamento de capacitações para que esses objetivos sejam atingidos.

Capacite a equipe e acompanhe os resultados

Coloque o plano de carreira em ação e capacite a sua equipe. Faça novas avaliações periodicamente para identificar se as metas estão sendo atingidas e dê feedback para os seus colaboradores.

Caso o plano não esteja saindo como planejado, é importante identificar os problemas e fazer revisões para que os resultados esperados sejam obtidos.

Aplicar um plano de carreira na empresa pode ajudá-lo a atrair os melhores talentos do mercado para o negócio e reter aqueles que já fazem parte da sua equipe. Além disso, permite que você prepare os seus colaboradores para a sucessão e melhora os resultados do seu time como um todo. Portanto, o que você está esperando para colocar essa prática em ação na sua empresa?

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