5 comportamentos que todo líder de sucesso deve ter!

Um líder de sucesso é capaz de comandar pessoas conquistando seguidores e influenciando de maneira positiva comportamentos e mentalidades. A liderança pode surgir de modo natural quando um profissional se destaca em seu papel, sem necessariamente ter um cargo desse nível. É como se fosse uma liderança informal.

Já quando um líder é escolhido por uma empresa e passa a assumir um cargo de autoridade, ele começa a exercer uma liderança formal. É importante ressaltar que um bom líder é aquele profissional que vai dirigir e aglutinar toda a equipe de trabalho.

Algumas abordagens novas sobre esse tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser trabalhado e aperfeiçoado. No entanto, as habilidades de um bom líder sempre vão envolver disciplina, carisma, respeito, paciência e, principalmente, a capacidade de influenciar os colaboradores.

Acompanhe, a seguir, os 5 comportamentos que todo líder de sucesso deve ter. Boa leitura!

1. Saber ouvir

Você pode até pensar que não, mas há uma habilidade que todos os líderes devem ter, sendo ainda mais importante que o carisma, o talento e o discernimento: a capacidade de ouvir.

Essa característica abrange a disposição de parar, limpar a mente e mantê-la aberta para novas ideias e pensamentos, evitar fazer pressupostos do que vai ser dito e ouvir com atenção.

Antes de tudo, saber ouvir sempre gera relacionamentos. Isso porque todos nós precisamos de pessoas dispostas a nos escutar. E, claro, se o líder for um bom ouvinte, sem dúvidas ele vai gerar um relacionamento de confiança, permitindo que os colaboradores o procurem.

2. Ter uma boa comunicação

Descrever de maneira bem clara o que você deseja é sempre muito relevante para o bom funcionamento de uma equipe de profissionais.

Criar um ambiente de trabalho mais produtivo e ser capaz de treinar novos membros também depende muito de uma boa comunicação. Além disso, conversar com os funcionários fora do horário de trabalho e estar sempre acessível pode ajudar no processo de estabelecer uma relação saudável.

3. Demonstrar confiança na equipe

Qualquer organização tende a enfrentar tempos ruins. No entanto, cabe ao líder demonstrar confiança no negócio e na equipe e passar bastante tranquilidade a todos.

Afinal, grande parte do trabalho de um líder é manter a moral dos colaboradores e apagar incêndios, assim como manter o nível de confiança na empresa.

4. Saber definir metas e delegar tarefas

Em pequenas e grandes organizações, há sempre muito trabalho a ser feito, além de inúmeras metas a alcançar. Então, para não ficar perdido entre tantas tarefas, o líder precisa criar uma lista do que é prioridade. Assim, será possível chegar aonde se deseja.

Delegar funções é fundamental para criar uma equipe eficiente e organizada. Além de demonstrar confiança nos colaboradores, isso proporciona mais liberdade para dar foco às competências. Lembre-se de que o caminho para delegar tarefas é identificar os pontos fortes de cada profissional e tirar proveito dessas particularidades.

5. Dar bons feedback

Os funcionários sempre desejam saber se estão tendo um bom desempenho no trabalho. Portanto, prestar atenção e apreciar ideias é uma maneira de mostrar o quanto os membros da equipe são importantes, criando, assim, um relacionamento de confiança mútua.

Em uma empresa, liderança é um assunto de extrema relevância, já que está totalmente relacionado ao sucesso ou ao fracasso do negócio — ao atingir ou não as metas definidas. Dessa forma, é fundamental conhecer a distinção entre líder e chefe.

Um chefe tem soberania para mandar e cobrar obediência dos funcionários porque, na maioria das vezes, se considera superior a eles. Já um líder aponta o caminho para o sucesso, exercendo paciência, respeito, disciplina, compromisso e humildade.

Ser um líder de sucesso é compartilhar experiências, conhecimento, ideias e ouvir ativamente as pessoas, buscando ajudar no crescimento profissional de todos. Profissionais com perfil de liderança buscam sempre reconhecer o talento e o esforço alheios, além de serem capazes de engajar a equipe aos propósitos da empresa e de celebrar as conquistas do grupo.

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