O que sua empresa ganha ao contratar um empreendedor global da AIESEC?

Em um mercado marcado pela competitividade, é fundamental que as empresas, das startups a grandes multinacionais, tragam para os seus times colaboradores que façam a diferença na busca por melhores resultados. É justamente esse o objetivo do programa Empreendedor Global AIESEC, que liga talentos e organizações, estimulando o desenvolvimento de ambos.

Para entender melhor sobre a experiência e quais vantagens competitivas o empreendedor global AIESEC pode trazer para o seu negócio, continue conosco na leitura do post.

Como funciona o empreendedor global AIESEC?

O Empreendedor Global (ou Global Entrepreneur) é um programa da AIESEC disponível em vários países e que propõe o estágio de um jovem talento dentro de uma startup.

Voltado para a área do empreendedorismo, como o próprio nome já indica, o intercâmbio é uma experiência de imersão que dura de 6 a 12 semanas, com o objetivo desenvolver profissionalmente os participantes e, é claro, contribuir com o crescimento dos negócios. Para participar, o jovem deve ter inglês intermediário (no mínimo) e alguma experiência prévia profissional ou acadêmica na área de atuação escolhida.

Para preparar os participantes, a AIESEC auxilia tanto no processo de contratação quanto nos próximos passos. Dessa forma, depois de aprovados, os alunos participam de encontros para aprender sobre a cultura do local da experiência.

Quais são as áreas de atuação dos empreendedores globais?

O Empreendedor Global viabiliza a atuação dos participantes nos projetos de uma startup, entendendo de perto como funciona esse tipo de negócio, vivenciando seus valores e paixões e abraçando causas mundiais. Para o jovem, é uma oportunidade de ganhar experiência, estimular competências, desenvolver um espírito empreendedor e fazer contatos.

Quanto às áreas de atuação do empreendedor global dentro das empresas, é possível optar pelos seguintes segmentos:

  • vendas e prospecção;
  • internacionalização;
  • administração;
  • marketing e posicionamento estratégico;
  • gestão empresarial;
  • desenvolvimento de negócios;
  • TI;
  • design.

Por que contar com um empreendedor global AIESEC?

Sabemos que as startups vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e entrando no radar de investidores, mas, é preciso que elas saibam driblar alguns desafios para crescer e obter sucesso. Muitas vezes, os sócios têm muitas qualidades técnicas na área, mas o negócio acaba não indo para frente pela falta de pessoas atuando em outras atividades ou pela falta do perfil empreendedor.

Contar com um empreendedor global AIESEC é uma forma de lidar com esse problema, uma vez que o jovem poderá contribuir com seus conhecimentos específicos. Além disso, o programa é vantajoso para aquelas marcas que já estão trilhando caminhos maiores e desejam ingressar futuramente no mercado internacional.

Isso porque o empreendedor global será um funcionário estrangeiro, que poderá fornecer informações relevantes sobre o mercado, cultura, hábitos de consumo e até mesmo sobre a legislação de outros países — garantindo, assim, uma vantagem competitiva no que diz respeito à internacionalização da empresa.

Outro benefício relevante — que representa, inclusive, um dos principais motivos para se contratar um funcionário de outro país — é que o empreendedor global tornará o ambiente de trabalho um local propício à troca de aprendizados. As equipes estarão em contato direto com alguém de outra cultura, que fala outro idioma e que pode agregar com ideias e feedbacks baseados em diferentes visões.

Como foi possível perceber, o empreendedor global AIESEC assume os desafios de trabalhar em uma startup alinhada aos seus objetivos e se desenvolve como líder. Ao mesmo tempo, ele também auxilia os negócios a atingirem os seus potenciais.

Gostou do assunto que trouxemos no post? Para trazer as vantagens listadas acima para o seu negócio, entre em contato agora mesmo conosco. Estamos prontos para conversar com você!

 

Autor(a)

Compartilhe