Talentos internacionais: entenda como o RH pode oferecer vagas

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Contar com talentos internacionais no seu time traz uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Isso aumenta a diversidade do ambiente organizacional, o que permite uma maior troca de cultura e experiências entre os membros do time. 

A consequência? Além do aumento da motivação e satisfação dos colaboradores com o negócio, a diversidade ainda potencializa a inovação na empresa e aumenta a competitividade da organização perante o mercado. 

Quer saber como oferecer vagas e atrair talentos internacionais para o seu negócio? Então leia e descubra as nossas dicas de ouro! 

Crie um ambiente acolhedor 

Antes mesmo de contratar um colaborador de outro país para a sua empresa, é importante que você modifique alguns elementos do ambiente e cultura da empresa. Afinal, o novo profissional deve ser recebido de braços abertos dentro da organização. 

Portanto, crie um ambiente acolhedor e aberto à diversidade. Estabeleça planos de ação para conscientizar a equipe sobre a importância de respeitar as diferenças e permita que a individualidade de cada um dos profissionais que fazem parte do seu time venha à tona dentro da empresa. 

Utilize a tecnologia a seu favor 

Um talento internacional está, na maioria dos casos, em um outro país. Dessa forma, é preciso que você se aproveite dos recursos tecnológicos para divulgar a vaga e entrar em contato com esses profissionais. 

Entenda qual o perfil profissional que você está buscando e descubra quais são as melhores plataformas para entrar em contato com essas pessoas. A partir disso, crie uma descrição clara da vaga e da sua empesa como um todo, preferencialmente em inglês. Não se esqueça de evidenciar as vantagens para ambas as partes. 

Por fim, crie um processo seletivo que possa ser realizado de forma totalmente virtual. Para isso, você pode investir em gamificação, entrevistas online, testes virtuais, entre outras metodologias. 

Entenda a legislação sobre a contratação de talentos internacionais 

Da mesma forma como existe uma legislação para a contratação de profissionais brasileiros, é preciso também estar atento à legislação referente à contratação de talentos internacionais

Em primeiro lugar, defina qual o tipo de cargo será oferecido à esses profissionais — estagiário, trabalhador temporário ou trabalhador efetivo. A partir disso, busque todas as informações possíveis sobre a legislação à respeito dessa modalidade de trabalho e prepare a sua empresa para esse processo. 

Você pode, inclusive, criar um manual para o profissional internacional. Dessa forma, ele terá clareza sobre os procedimentos que precisa realizar para regulamentar a situação no Brasil.

Faça parcerias de sucesso 

Existem empresas que são referência na contratação de talentos internacionais. Elas já possuem uma rede de profissionais de diversos países, além de terem experiência com as questões legais relacionadas à esse processo. 

Além disso, esse tipo de empresa pode realizar o processo seletivo por você, entendendo as suas demandas e indicando os profissionais que melhor se adequam à realidade e necessidades da sua empresa.  Portanto, realizar parcerias de sucesso com empresas desse tipo pode ser a solução para encontrar os melhores talentos internacionais para a sua empresa. 

Contar com profissionais vindos de outros países traz uma série de benefícios, tanto para os colaboradores quanto para o negócio como um todo. Para que você tenha sucesso nesse processo, é preciso que tome cuidado com a legislação, crie um ambiente acolhedor e utilize a tecnologia como aliada durante todo o processo. 

Além disso, uma empresa experiente no assunto pode oferecer uma série de soluções para o seu negócio. Esse é o caso da AIESEC. Portanto, entre em contato e descubra como podemos ajudar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *