Saiba como um bom posicionamento de marca pode atrair jovens talentos

É o seu time de colaboradores que efetivamente gera os resultados que fazem com que a sua empresa se destaque no mercado, não é mesmo? Por isso é extremamente importante contar com profissionais de excelência e jovens talentos no negócio, que agregam valor à organização. 

Diversas estratégias podem ser utilizadas para despertar o interesse pelo seu negócio nos jovens talentos. Entre elas, está o posicionamento de marca, estratégia de melhoria da marca da sua empresa perante o mercado, tanto consumidor quanto profissional. 

Quer saber o que é e como utilizar o posicionamento de marca para atrair jovens talentos para o seu negócio? Então continue a leitura e descubra! 

O que é posicionamento de marca e qual a sua importância 

A sua empresa possui uma marca própria, com identidade, cultura e valores que são exclusivos do seu negócio. Esses elementos fazem parte do que é chamado de posicionamento de marca da empresa, ou seja, como as pessoas enxergam a empresa, quais são os sentimentos e impressões associadas à organização. 

Quer você saiba ou não, a sua empresa possui um posicionamento de marca. Ela passa uma impressão para o mercado e isso influencia no desejo pelo consumo dos seus produtos e serviços. Porém, o posicionamento de marca vai além e acaba influenciando também no desejo dos profissionais em fazer parte do seu time. 

Os clientes querem consumir produtos e serviços de empresas com as quais eles se identificam, cujos valores sejam semelhantes aos seus. De forma semelhante, os jovens talentos também possuem interesse em fazer parte de organizações que possuam uma cultura coerente com o que desejam e acreditam. 

Dessa forma, a gestão do posicionamento de marca é essencial para qualquer negócio de sucesso. É essencial que você entenda qual a visão do público sobre a sua empresa e trabalhe para que ela seja positiva e para que transmita os valores e cultura que efetivamente fazem parte do negócio. Dessa forma, você é capaz de atrair talentos conectados com o propósito da empresa e despertar nesses profissionais o interesse em fazer parte do negócio e contribuir para o seu crescimento. 

Como utilizar o posicionamento de marca para atrair jovens talentos 

Como você pode perceber, o posicionamento de marca é essencial para atrair clientes e jovens talentos para o negócio. Mas você sabe como fazer isso? Se não, está na hora de descobrir!  Entenda agora algumas dicas de ouro para utilizar o posicionamento de marca na hora de atrair jovens talentos para fazerem parte do seu time. 

Entenda sua cultura e valores 

O primeiro passo para fortalecer o seu posicionamento de marca é entender muito bem qual a cultura da sua empresa e qual a imagem que você deseja passar aos profissionais. Portanto, revise seus valores, objetivos organizacionais, propósito do negócio e comportamentos esperados pelos profissionais que fazem parte do time. 

Esse momento é importante uma vez que a sua marca deve refletir o que efetivamente acontece dentro da empresa. Dessa forma, é preciso ter um bom entendimento da cultura organizacional de forma a delimitar estratégias que reflitam esses elementos para o público externo. 

Descubra o perfil do jovem talento ideal

Além de entender a cultura do negócio, é preciso definir também o perfil de jovem que você deseja atingir com o posicionamento de marca. Ou seja, é preciso questionar sobre o tipo de profissional ideal para a sua empresa. 

Portanto, crie um perfil profissional para o jovem talento da sua organização. Isso significa que você deve definir as competências, valores e comportamentos esperados de quem faz parte da empresa, independente da área de atuação do profissional.  Dessa forma, você é capaz de direcionar sua estratégia de posicionamento de marca para o público que deseja atingir. 

Crie uma identidade visual 

A partir de todos esses elementos, é a hora de criar uma identidade visual para a sua empresa. Afinal, todos os valores a serem propagados precisam estar associados com a sua marca. 

Portanto, tenha uma logo que que transmita a ideia e o propósito da empresa. Além disso, é importante criar um esquema de cores e estilo de publicações que devem ser utilizados para que todas as informações propagadas pelo negócio sejam associadas à sua empresa. 

Utilize o marketing de conteúdo

Os jovens talentos querem consumir conteúdos de qualidade, que auxiliem na resolução de problemas reais. É aí que o marketing de conteúdo entra como grande aliado da sua empresa. 

Entenda bem o seu público-alvo e comece a produzir conteúdos dos mais diversos tipos — como artigos, vídeos e publicações visuais — com informações relevantes para essas pessoas. Dessa forma, você chama a atenção dos jovens talentos e começa a atraí-los para a sua empresa.  

Revise a forma como anuncia as vagas 

A forma como você anuncia suas vagas também diz muito sobre o posicionamento de vaga da sua empresa. Isso incluí o canal de comunicação utilizado, tipo de informações divulgadas e, até mesmo, as etapas do processo seletivo a serem executadas. 

Portanto, entenda qual a melhor forma de anunciar as vagas para atrair a atenção dos jovens talentos de forma coerente com a marca da empresa. Também revise o processo seletivo como um todo, tornando-o mais conectados aos valores e propósito da empresa. 

Invista no endomarketing 

Os colaboradores que já fazem parte da empresa podem ser promotores ou detratores do negócio perante os jovens talentos disponíveis no mercado. Portanto, o endomarketing é uma outra estratégia a ser utilizada para melhorar o posicionamento de marca da sua empresa. 

Esse é um marketing voltado para o público interno, com o objetivo de melhorar a imagem que a empresa possui junto ao time, que já faz parte do negócio. Isso incluí melhorar o clima organizacional, formas de reconhecimento de resultados, realizar pesquisas de satisfação com a equipe, entre outras estratégias. Portanto, invista no endomarketing para melhorar o posicionamento da sua marca perante os jovens talentos. 

Como você percebeu, o posicionamento de marca tem um papel importante na hora de atrair jovens talentos para a sua empresa. Portanto, siga as nossas dicas e comece, agora mesmo, a investir nesse tipo de estratégia. Dessa forma, você cria um time forte, capaz de fazer com que o seu negócio se destaque perante o mercado e atinja o tão desejado sucesso! 

Se você gostou do conteúdo, aproveite para assinar a nossa newletter e receber mais conteúdos interessantes diretamente no seu e-mail! 

Autor(a)

Compartilhe