Processo de internacionalização: saiba a importância do intercambista

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Você quer garantir o crescimento contínuo da sua empresa, não é mesmo? O melhor caminho para atingir esse objetivo pode estar em terras internacionais, com a conquista de mercados em outros países. 

O processo de internacionalização é exatamente essa conquista de espaço em mercados além das suas fronteiras. Porém, para garantir o sucesso dessa estratégia, é essencial planejar o processo com cuidado e adotar práticas como a contratação de um intercambista

Quer saber qual a importância de um intercambista no processo de internacionalização da sua empresa? Continue a leitura e descubra! 

Porque investir na internacionalização da empresa

Você pode estar se questionando: vale a pena investir na internacionalização da empresa? Pois saiba que essa é uma estratégia capaz de gerar uma série de benefícios para o seu negócio. São eles:

  • abre portas para novos mercados;
  • gera redução nos custos; 
  • aumenta a diversidade cultural do negócio; 
  • permite a criação de uma marca global; 

Como um intercambista pode ajudar no processo de internacionalização

Diante de tantos benefícios, é a hora de entender como um intercambista pode atuar como parceiro desse processo, potencializando seus resultados. Quando você traz um profissional de outro país para fazer parte da sua equipe, você abre novas perspectivas para o negócio. Isso porque essa pessoa possui conhecimentos e experiências muito diferentes das dos seus colaboradores, potencializando a criatividade, inovação e pensamento fora da caixa da empresa. 

Além disso, você também aumenta a diversidade cultural na empresa. Dessa forma, os colaboradores podem aprender uma nova língua e novas tradições com o intercambista, fortalecendo o respeito à diferença e a empatia.  Por fim, quando você conta com um intercambista vindo do país no qual você quer investir, pode se beneficiar ainda mais desse processo. Isso porque esse profissional possui conhecimentos privilegiados sobre a cultura, interesses e mercado local. Dessa forma, é possível aproveitar esses conhecimentos para planejar uma estratégia sólida e eficiente de internacionalização da sua empresa

Case de sucesso: o exemplo da TagPlus

O TagPlus é um sistema de gestão online brasileiro, que já atua com mais de 60 mil empresas no país. Com vontade de internacionalizar o negócio e ganhar mercado em terras europeias, contrataram Julian Gesing, profissional alemão. 

Hoje, Julian trabalha junto com a empresa no processo de internacionalização, traduzindo o software do português para o inglês. Ele também auxilia na criação do plano de negócios, devido ao seu conhecimento sobre o mercado europeu, para levar o software para a Alemanha ou outros países do continente. Além dos benefícios relacionados à internacionalização da empresa, essa troca ainda abriu portas para um novo idioma dentro da empresa, potencializou relações internacionais e ainda possibilitou a troca de cultura entre os colaboradores. 

Portanto, o processo de internacionalização é extremamente benéfico para a empresa e a contratação de um intercambista pode ser o diferencial que você precisava para tirar a ideia do papel e começar, agora mesmo, a ganhar mercado internacional. Com isso, você potencializa as chances de sucesso do negócio e ainda aproveita todos os benefícios que um profissional, vindo de outro país, pode gerar para a organização! 

Quer saber mais sobre como internacionalizar o seu negócio? Então baixe nosso e-book agora mesmo e descubra como conquistar a América Latina! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *