Chegou a sua hora de participar do processo seletivo da AIESEC!

Aqui na AIESEC, a gente sabe que participar de um processo seletivo pode ser uma experiência bastante desafiadora, mas que é capaz de abrir portas importantes para quem a vive. Nós sempre levamos esse momento muito a sério e, por isso, nossa equipe publicou diversos textos sobre o assunto durante o segundo semestre de 2020. Ao longo desses artigos, foram várias as dicas que demos para quem quer se sair bem durante as etapas desse desafio.

Depois de produzir tantos conteúdos sobre um tema tão relevante, nossos colaboradores do Brasil inteiro têm recebido a seguinte pergunta: “e o processo seletivo dessa ONG, quando abre?”. Por esse motivo, é com muito orgulho que, hoje, viemos anunciar que a temporada de seleção de voluntários da AIESEC no Brasil está oficialmente aberta!

Voluntários da AIESEC Internacional
Voluntários da AIESEC Internacional

Com as dicas que preparamos especialmente para essa postagem, você vai conhecer alguns dos motivos pelos quais ser membro da AIESEC pode ser a sua chance para ingressar no mercado de trabalho ou crescer dentro dele. Preste bastante atenção aos pontos que destacamos e, é claro, não deixe de levá-los em consideração na hora de participar das nossas entrevistas e dinâmicas! Esse texto pode conter o segredo para o seu sucesso nessas etapas do processo seletivo.

#1 – Tenha seus objetivos bem definidos

Essa frase se aplica tanto às qualidades que você deve ter ao se aplicar para uma vaga nos nossos escritórios quanto àquelas que você vai desenvolver durante a sua experiência aqui dentro. Ficou confuso? A gente explica:

Objetivos definidos para o processo seletivo

Assim como na grande maioria das etapas de seleção para alguma vaga, é natural que aquela pergunta padrão relacionada aos motivos pelos quais você deseja fazer parte da AIESEC surja durante a sua entrevista. Caso isso aconteça, nossa recomendação é que você entenda quais são as principais competências que busca trabalhar dentro da organização. Seja a nível pessoal ou profissional, nossa equipe vai adorar saber quais são suas metas e como podemos te ajudar a alcançá-las!

Objetivos definidos para a sua vida

São muitos os jovens que chegam à nossa organização sem a certeza de quais caminhos seguir ao longo dos próximos meses ou anos. Esse pensamento é completamente normal e aceitável, considerando que toda a nossa equipe conta com idades de apenas 18 a 30 anos. Acredite se quiser: a AIESEC tem sido a principal responsável por ajudar muita gente a encontrar seu propósito, e pode te dar as respostas que você precisa também!

#2 – Conheça novas pessoas e realidades

Na membresia da AIESEC, é muito comum encontrar voluntários com histórias de vida completamente diferentes uma das outras. Isso acontece porque, como você talvez já saiba, o maior propósito da nossa instituição é unir pessoas por meio de intercâmbios. Sendo assim, a organização oferece a você a oportunidade de quebrar estereótipos e paradigmas relacionados aos mais variados temas, promovendo uma experiência multicultural aos envolvidos.

Candidata ao processo seletivo da AIESEC
Candidata ao processo seletivo da AIESEC

#3 – Desenvolva sua comunicação

Essa habilidade é apenas uma das várias competências que você poderá aprimorar durante o seu tempo como membro da AIESEC. Além dela, algumas outras são:

  • Sociabilidade;
  • Adaptabilidade a cenários novos ou adversos;
  • Capacidades profissionais diversas;
  • E muito mais!

Aqui, nós temos um espaço seguro, no qual nossos membros tem a possibilidade de aprender errando e colocando em prática estratégias nunca realizadas antes. Também vale lembrar que um dos maiores objetivos da AIESEC é promover o desenvolvimento de jovens, para que, no futuro, possamos contar com líderes mais justos e preparados… o que nos leva ao nosso próximo assunto!

#4 – Crie a capacidade de gestão

A nível mundial, a AIESEC é um dos poucos ambientes não acadêmicos no qual qualquer pessoa, cuja faixa etária atenda nossos requisitos, conta com a possibilidade de desenvolver liderança sem experiências prévias. Se você se interesse pela ideia de gerir um time ou de ser responsável por operações cujo funcionamento é fundamental para uma instituição, nós temos boas notícias para te dar!  Na nossa organização, nós confiamos na capacidade dos jovens de fazer a diferença e, por isso, fazemos o nosso melhor para dar oportunidades que pessoas nessa faixa etária não encontram no mercado de trabalho.

#5 – Aproveite o processo seletivo!

As dinâmicas e perguntas realizadas durante nosso processo de seleção de novos voluntários são idealizadas com a intenção de promover uma experiência inovadora e confortável a todos os candidatos. Aqui, a gente busca unir pessoas por meio da diversidade e da liberdade de expressão que oferecemos a todos os nossos membros, sem exceção. Essa cultura começa desde o primeiro contato dos interessados com a organização, e nós esperamos que isso sirva como um incentivo para que todos possam expressar sua personalidade livremente, sempre que possível.

Se você tem entre 18 e 30 anos e os temas citados neste texto te chamaram atenção, que tal se tornar um voluntário na AIESEC? Clicando aqui e preenchendo nosso formulário, você garante com que um dos nossos colaboradores entre em contato muito em breve e te explique melhor sobre essa ideia. Te desejamos uma boa sorte nessa nova jornada e esperamos te encontrar por aqui em 2021!

Escrito por Julia Santos

Autor(a)

Compartilhe