Professor Global: conheça o novo programa da AIESEC

Em qualquer lugar do mundo, ser professor significa servir de exemplo para dezenas de crianças, jovens e adultos. Independente de variedades culturais ou de diferenças no sistema educacional de cada país, essa profissão é responsável por contribuir para o futuro de alunos ao redor de todo o planeta, e deve ser reconhecida por possibilitar tudo isso. Por considerarmos esse cargo uma das ocupações mais merecedoras de reconhecimento e de oportunidades do mercado, a equipe de voluntários da AIESEC disponibilizou, recentemente, um programa totalmente voltado para esse perfil: o nosso Professor Global.

Quem pode ser um Professor Global?

Criado com a intenção de oferecer a jovens de 19 a 30 anos a oportunidade de trabalhar em um ambiente acadêmico por até 19 meses e meio, esse modelo de intercâmbio é perfeito para quem tem o sonho de viver uma experiência profissional em uma sala de aula no exterior. Para passar por esse processo, alguns requisitos são necessários. Afinal, ensinar é coisa séria, e contar com habilidades nessa área é fundamental para que o aprendizado dos estudantes envolvido seja impactado da melhor maneira possível.

Algumas das exigências para ser um Professor Global são:

  • Inglês ou espanhol avançados;
  • Graduação nas áreas de Letras ou Pedagogia e experiência profissional no ramo;
  • Disponibilidade financeira para arcar com despesas pessoais, como passagens aéreas e seguro de saúde.

Atendendo esses requisitos, você tem a oportunidade de atuar ensinando inglês, português e outros idiomas a dezenas de alunos ou de ensinar matérias técnicas, como matemática, engenharia e até mesmo artes. A disponibilidade das vagas varia de acordo com a época do ano e o número de pessoas interessadas. Para saber mais, basta seguir os direcionamentos do site da AIESEC no Brasil e entrar em contato com a nossa equipe!

alunos-impactados-pela-AIESEC
Alunos impactados por intercambistas da AIESEC na Índia

Motivos para ser um Professor Global

Nas escolas do Brasil, a exploração e as condições desfavoráveis encontradas por professores em seus ambientes de trabalho são alguns dos motivos que podem levar esses profissionais a buscar oportunidades em um país diferente. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, funcionários da rede pública de educação não são os únicos afetados pela desvalorização desse setor, apesar de serem os principais impactados por esse problema. Pesquisas realizadas pela Folha afirmam que, segundo a Fenep (Federação Nacional de Escolas Particulares), cerca de 300 mil docentes da educação básica já haviam sido demitidos até agosto de 2020, como consequência da pandemia de COVID-19 e da paralisação do ensino presencial nas escolas.

Em meio a um cenário preocupante para professores de todas as áreas, a equipe de voluntários da AIESEC se orgulha em poder oferecer a essas pessoas a possibilidade de investirem em sua carreira de forma inovadora e diferente. Para o currículo de um profissional da educação, experiências internacionais podem ser a porta de entrada para novas oportunidades e uma vida melhor. E, além de tudo isso, essa é a chance perfeita para que profissionais com esse perfil conheçam de perto as melhores técnicas de ensino utilizadas ao redor do mundo, e possam implementá-las quando retornem a seu país de origem após o final do intercâmbio.

professor-global
Intercambistas da AIESEC dando aula no exterior

Países nos quais você pode ser um Professor Global

Network, contato com novas culturas e desenvolvimento profissional são apenas três das várias capacidades desenvolvidas durante qualquer intercâmbio da AIESEC. Nossa organização está presente em 114 países e todos eles oferecem vivências incríveis aos nossos intercambistas, mas, para as vagas de Professor Global, algumas opções se destacam e garantem uma excelente experiência na área educacional. Para encontrar a opção que mais se encaixa com o seu perfil, recomendamos que você entre em contato com um dos nossos consultores clicando aqui.

México, Portugal e Turquia são apenas alguns dos destinos ideais para quem deseja investir em uma carreira acadêmica e fugir das dificuldades enfrentadas por profissionais da educação em território brasileiro. São opções diversas e pouco convencionais, que possibilitam com que o intercambista se surpreenda em relação aos costumes e sistemas educacionais que o esperam. Seja do outro lado do mundo ou em algum de nossos países vizinhos, a AIESEC oferece as melhores opções para professores do Brasil inteiro.

Diferente dos nossos programas voluntários voltados para a educação, o Professor Global garante com que o intercambista embarque em uma experiência de longa duração e desenvolva ao máximo suas capacidades como educador. Esse modelo profissional também oferece uma bolsa-auxílio mensal ao professor, que pode utilizá-la para arcar com suas despesas básicas durante o intercâmbio ou da maneira como preferir. Não dá pra ignorar essa chance incrível, né?

Para saber mais sobre o Professor Global, basta preencher o formulário no nosso site!

Autor(a)

Compartilhe