Professor Global: Seu desenvolvimento profissional no exterior

.Quando você pensa na palavra professor, qual a primeira coisa que vem a sua mente? Poderíamos falar da etimologia do termo, ou ainda de todos os discursos referentes ao professor como uma figura de mestre, extremamente importante na construção dos indivíduos. Porém, infelizmente, essa profissão é hoje associada à baixos salários e precarização, principalmente quando falamos do setor público. E sabemos que, assim como todo profissional, professores mais experientes são mais valorizados.Mas e se existisse um programa focado no desenvolvimento dos professores no exterior? E se esse projeto fosse  acessível, remunerado e focado nos profissionais jovens?

Esse é o programa Professor Global da AIESEC. Nele, professores podem se desenvolver lecionando diversas matérias no exterior, aprendendo diversas habilidades e desenvolvendo inúmeras skills.

Cada vez mais o mercado de trabalho está competitivo, dinâmico e exigente e a formação acadêmica já não é a principal porta para o cargo dos sonhos. Por isso, é necessário se diferenciar, buscar capacitações e experiências que possam alavancar o desenvolvimento. Nesses diferenciais destaca-se a experiência internacional, afinal, que gestor educacional não gostaria de ter no seu time de professores, um profissional que já lecionou lá fora? 

Intercambistas da AIESEC reunidos com várias crianças, sentados no chão e segurando bandeiras do Brasil, Peru e Chile, na Colômbia
Intercambistas de vários países reunidos com crianças, 2019. Arquivo interno

Experiência com diferentes realidades

Ser um professor no exterior, faz com que o profissional conheça novas culturas, comportamentos, implementação de projetos e maneiras de educar. Isso proporciona uma visão mais abrangente da educação, ser mais resiliente frente a resolução de problemas e diversificar o ensino. Conviver e implementar a valorização da diversidade em sala de aula ainda é um desafio na educação brasileira. Porém fica bem mais simples depois de trabalhar além das fronteiras do próprio país não é mesmo? 

Para aprender, é preciso praticar

A construção de uma carreira depende de investimentos, seja de dinheiro, tempo ou da relação escolha X renúncia. Ao ser um Professor Global você tem a oportunidade de viver uma imersão de 3 a 18 meses em uma instituição de ensino no exterior, conhecer diversos lugares diferentes, construir networking e até mesmo criar uma carreira lá fora. 

Tudo isso por meio da maior organização jovem do mundo, que tem como um dos principais pilares, o desenvolvimento de liderança jovem. Com o intercâmbio da AIESEC você percorre um caminho por jornadas internas e externas, construindo a habilidade de liderar, Soft Skills bem valorizada por recrutadores, além de cumprir um papel importante em seu discernimento e resiliência frente a decisões e desafios futuros. 

Com o Professor Global, seu desenvolvimento no exterior vem carregado de habilidades desenvolvidas, bem como um imenso impacto causado no país.

Aceita o desafio? Se inscreva aqui e comece a se desenvolver!

Autor(a)

Compartilhe