Como desenvolvemos liderança em nossos membros voluntários?

Sabemos que ser um voluntário pode nos trazer muito desenvolvimento pessoal e profissional. Mas você já parou pra pensar o que e como um membro voluntário da AIESEC se desenvolve até se tornar um líder?

Enquanto organização, temos o objetivo de promover liderança jovem através do intercâmbio profissional e voluntário e criando essas oportunidades, ou seja, sendo membro da organização. Porém, como desenvolvemos essa liderança em nossos membros?

O que é o Leadership Development Model (LDM)

Quatro pilares do desenvolvimento de liderança nos membros da AIESEC

 

Modelo de Desenvolvimento de Liderança

Tudo começa com o LDM. O Modelo de Desenvolvimento de Liderança (traduzido), é uma forma de medir o crescimento durante sua experiência dentro da AIESEC e é refeito sempre que você alcança um novo cargo. Quando você entra na organização, realiza o LDA (Avaliação do Desenvolvimento de Liderança) e logo após o fim da sua gestão também, isso é válido para membros de todos os cargos quanto intercambistas (aqui o teste é feito antes da viagem e após).

Quatro pilares do desenvolvimento de liderança dentro da AIESEC: Auto Conhecimento, Empoderar os Outros, Cidadão Global e Orientado a Solução

 

As 4 capacidades avaliadas.

Nesse modelo, contém 4 pontos que são analisados: cidadão global (se interessa por problemas globais bem como assume responsabilidade para fazer um mundo melhor); auto conhecimento (foca em suas forças acima da sua fraqueza e vive seus valores pessoais); empoderar outros (se comunica efetivamente em diferentes ambientes e engaja outros para um propósito maior); orientado a soluções (se adapta diante de desafios e assume riscos quando necessário).

Agora que entendeu como medimos o nível de liderança jovem, que tal conhecer algumas habilidades que você pode desenvolver sendo membro da AIESEC?

Habilidades que você pode desenvolver como voluntario da AIESEC

Membros voluntários da AIESEC em uma conferência internacional

 

Membros da AIESEC reunidos.

1 – Conhecer outro idioma

Na AIESEC você vai ter grande contato com pessoas de outros países porque cuidamos da experiência dos intercambistas. Essa é uma boa forma de desenvolver outro idioma e o contato direto ajuda a entender até mesmo algumas gírias e expressões.

2 – Pacote Office

Por utilizarmos muitas ferramentas, como Planilhas, Slides e o Word, adquirimos essas habilidades quase por osmose. Ou seja, fazer o uso constante dessas ferramentas facilita justamente por ter que aprender na prática. E por sinal, isso é muito pedido no mercado de trabalho atualmente.

3 – Pensamento analítico

Você vai desenvolver essa hard skill ao lidar com situações do cotidiano. Lidamos com pessoas e problemas fazem parte da rotina, por isso precisa encontrar soluções em momentos delicados, analisando a situação para poder entender do que está acontecendo e então agir.

4 – Comunicação assertiva

A comunicação é muito importante e justamente por lidarmos com vários tipos de pessoas, nos diversos times que trabalhamos, que é mais fácil desenvolver essa soft skill. Por isso ela também é muito necessária para evitar conflitos e mostra mais competência no orador.

5 – Facilitação

A facilitação é uma habilidade que está sendo cada vez mais observada por empresas, já que quem domina essa prática, tem uma grande facilidade de se comunicar com o público.

A facilitação nada mais é do que a habilidade de se comunicar com várias pessoas, seja apresentando um projeto, um plano de negócios ou em uma reunião. Dessa forma, conseguimos desenvolver isso através de sessões facilitadas, reuniões de time e diversas outras atividades do dia a dia da AIESEC.

Processo Seletivo

Fazer parte de um projeto voluntário pode te ajudar a desenvolver essas e muitas outras habilidades, enquanto impacta positivamente o mundo em que vivemos. Com a AIESEC, você vai poder medir seu desenvolvimento por meio do nosso modelo de desenvolvimento de liderança. Por isso somos diferentes, você consegue ver seu desenvolvimento na prática!

O processo seletivo para ser membro voluntário da AIESEC segue aberto e você pode participar! Chegou a sua vez de se desenvolver como profissional e líder sendo membro da AIESEC e deixando sua marca no mundo. Seja você também um voluntário!

Se inscreva clicando aqui e venha fazer parte da maior organização jovem do mundo!

Por Gabrielle Aguiar

Autor(a)

Compartilhe