Qual o melhor momento de expandir a sua empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O objetivo de qualquer empreendimento, independentemente do seu tamanho, é obter resultados satisfatórios. Quando isso é alcançado, o crescimento é consequência, acompanhado de vantagens como mais rentabilidade e até mesmo a penetração em mercados diferentes — inclusive, internacionais.

No entanto, quando saber se chegou o momento de expandir a empresa? Afinal de contas, trata-se de algo que não acontece do dia para a noite, muito menos existe uma fórmula mágica para tal. Neste artigo, reunimos algumas informações para ajudar a sua empresa nesse processo tão importante. Vamos conferir?

Por que expandir um negócio?

Expandir uma empresa é um processo que, embora envolva desafios, permite que a marca cresça e se consolide no mercado, levando a sua solução para mais pessoas, conquistando um número maior de clientes e, consequentemente, aumentando a sua rentabilidade. Esse, por si só, já é um excelente motivo para planejar uma expansão, não concorda?

Contudo, como veremos adiante, a ampliação nas operações exerce influência em diversas áreas da empresa. Portanto, qualquer ação precipitada ou mal planejada pode acabar causando o efeito contrário.

Como saber qual é o momento de expandir a empresa?

Embora seja possível sentir a necessidade de expandir a empresa, existem vários aspectos a serem considerados além desse feeling. Para as PMEs, especialmente, é necessário entender que grandes investimentos geralmente só têm retorno a longo prazo. Assim, o mais recomendado é pensar bem cada etapa antes de agir, como:

  • inovar em produtos e/ou serviços;
  • monitorar a concorrência;
  • contar com times capacitados;
  • fazer um bom plano de marketing;
  • saber como penetrar em novos territórios.

Em outras palavras, ao identificar uma oportunidade de crescimento, o melhor a se fazer é descobrir os caminhos viáveis para tirar os planos do papel. Contar com colaboradores estratégicos, capazes de agregar ao projeto com seus insights e conhecimento é um dos fatores-chave para traçar caminhos de sucesso, como veremos a seguir.

Como a AIESEC pode auxiliar e facilitar esse processo?

Em algum momento, pode surgir a oportunidade de expandir a presença da empresa para outros pontos nacionais ou até mesmo internacionais. Para garantir a eficácia dessa ação, é importante que os times de trabalho contem com colaboradores capazes de agregar valor ao processo e oferecer informações valiosas sobre os novos mercados.

É justamente aqui que os talentos da AIESEC entram como aliados estratégicos para a sua empresa, além dos excelentes diferenciais competitivos. A AIESEC é uma agência que desenvolve lideranças jovens por meio de experiências diversas — como intercâmbios que permitem a imersão em empresas, estágios, entre outras.

O programa Talento Global, por exemplo, corresponde à contratação de um jovem talento estagiário por 3 a 12 meses. Ele poderá atuar nas áreas de desenvolvimento, marketing, vendas, administração, TI, engenharia, etc — além de trazer conhecimento e diversidade ao ambiente corporativo.

Já o Empreendedor Global, que também é uma experiência de curta duração, envolve a contratação de um jovem talento com habilidades de liderança e empreendedorismo, podendo não só contribuir com os aspectos mencionados acima, como atuar nas áreas de prospecção e vendas, internacionalização, marketing, posicionamento estratégico, gestão empresarial, entre outras áreas essenciais quando se quer expandir um negócio.

Independentemente do programa, é importante destacar que esses intercambistas trazem vantagens e diferenciais que auxiliam não só na expansão da empresa, como também na eficácia de sua operação. Eles complementam os times com novas culturas, vivências e conhecimentos, podendo também fornecer feedbacks sobre aspectos que podem ser aprimorados, mas que passam despercebidos por quem já está habituado a eles.

O melhor de tudo é que, com a AIESEC, ambas as partes saem amparadas nos processos de recrutamento, seleção, contratação e adaptação. Isso porque a agência auxiliará empresa e intercambista em todos esses âmbitos, interligando os colaboradores mais adequados para atuar em cada negócio, ajudando também na parte burocrática que envolve a documentação, por exemplo.

Gostou das dicas sobre o melhor momento de expandir a empresa? Então, aproveite para complementar os conhecimentos adquiridos e baixar nosso guia completo e gratuito com tudo o que você precisa saber sobre internacionalização de um negócio!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *