Como obter mais qualidade na seleção ocandidatos?

A qualidade no recrutamento é fundamental para reter talentos e evitar o comprometimento do orçamento da empresa. Afinal, os processos de demissão acarretam em gastos — sem falar no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores que entrarão no lugar daqueles que saíram. Justamente por isso, o negócio deve estar apto a trazer para seus times àqueles funcionários mais alinhados a seus objetivos.

Neste post, além de falarmos um pouco sobre os desafios comuns dos processos de recrutamento e seleção, listaremos algumas das práticas mais efetivas para garantir contratações acertadas. Continue conosco e boa leitura!

Os desafios dos processos de recrutamento e seleção

Qualquer empresa, independentemente do segmento ou tamanho, precisa adotar procedimentos eficientes de recrutamento e seleção. Isso é algo que vai desde as grandes multinacionais às PMEs, já que estão em jogo nesse contexto índices vitais para o funcionamento do negócio, como o de turnover, retorno sobre investimento (ROI) etc.

No entanto, sabemos que encontrar os candidatos mais alinhados ao propósito empresarial é um grande desafio. Isso porque um colaborador pode até contar com um currículo rico de dar inveja, mas, ainda assim, não durar muito tempo na organização por não se encaixar à sua cultura, por exemplo. Felizmente, existem maneiras de driblar esses contratempos e garantir qualidade no recrutamento . Listaremos as melhores a seguir para que você aplique em seu negócio desde já!

Melhores práticas para garantir qualidade no recrutamento

Tenha um bom planejamento

Toda ação, para obter sucesso, necessita de um bom planejamento, não concorda? Aqui, isso definitivamente não poderia ser diferente. A empresa deve saber de antemão qual perfil de colaborador procura para compor seu quadro de funcionários: aquele que apresenta valores e ideais compatíveis aos da companhia, além das competências técnicas para cumprir com as atividades da função.

Além disso, é preciso selecionar quais atividades, ferramentas, metodologias e profissionais estarão envolvidos nos processos de recrutamento e seleção. Caso conte com muitos candidatos, o mais indicado pode ser começar com a realização de um teste como forma de pré-seleção, por exemplo, otimizando assim tempo e recursos.

Faça uma boa job description

O objetivo de todos os processos de seleção e recrutamento é trazer para a empresa os melhores profissionais do mercado. Para que isso aconteça, é preciso saber qual é a melhor forma de atrair esses colaboradores — o que envolve a elaboração de uma boa job description (ou descrição da vaga).

Quando a job description é clara e aborda aspectos como descrição detalhada da oportunidade, exigências (como qualificações, certificados, competências, habilidades em outro idioma etc), faixa salarial e local de trabalho, ela desperta o interesse daqueles que de fato preencham tais requisitos. Isso traz:

  • qualidade no recrutamento;
  • economia de tempo e de recursos;
  • melhora nos índices de produtividade, entre outras vantagens.

Conte com o auxílio de uma empresa especializada

Existem situações nos processos de seleção e recrutamento que frequentemente geram dúvidas nos empregadores: como é o caso da contratação de um funcionário estrangeiro. Nesses e em outros casos, uma solução sempre interessante é contar com o auxílio de uma agência especializada para estar amparado em todos os sentidos.

Entre os principais serviços de uma agência especializada estão a consultoria, de modo a conectar as empresas aos profissionais mais alinhados às vagas em aberto. Isso garante uma contratação de valor para ambas as partes — o candidato ganha ao encontrar uma oportunidade coerente com as suas necessidades e desejos e, a organização também ao atrair e reter um talento.

Como você pode perceber, a qualidade no recrutamento faz toda a diferença no bom funcionamento de qualquer negócio. Seus impactos positivos permitem que os níveis de rotatividade se mantenham baixos, ao mesmo tempo em que os de produtividade e eficácia nas entregas cresçam continuamente.

Gostou das dicas do post? Então, que tal aproveitar a sua visita no blog para ler outro conteúdo relevante para a obtenção de melhores resultados? Acesse o link e veja 5 dicas de como criar vantagens competitivas para PMEs!

Autor(a)

Compartilhe