Criar vantagem competitiva é uma excelente estratégia para uma PME se diferenciar no mercado, visto que o cenário mercadológico apresenta um grande número de empresas e muitas delas oferecendo produtos e serviços similares. Portanto, para uma PME se destacar da concorrência, conquistar seu público e apresentar uma boa curva de crescimento, é indispensável criar uma vantagem competitiva.
Neste texto, reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a diferenciar o seu negócio e trilhar um caminho de sucesso. Confira!
1. Invista em softwares
Otimizar tarefas e criar um fluxo de trabalho é muito importante para uma pequena empresa criar vantagem competitiva no mercado, já que quando os colaboradores não precisam gastar muito tempo em tarefas simples e burocráticas, sobra tempo para que eles atuem com estratégia e criatividade.
Para isso, invista em softwares que otimizam as tarefas e trazem mais resultados para o segmento do seu negócio e, se possível, pense até mesmo em contratar soluções customizadas, de acordo com o fluxo de sua empresa. A produtividade da sua equipe agradece!
2. Aposte no treinamento e capacitação da sua equipe
Nos dias de hoje, onde todas as empresas têm acesso à alta tecnologia e as opções para os consumidores são muitas, o atendimento ao cliente e um pós-venda de qualidade, pode ser uma ótima forma de fazer sua empresa se destacar. Esses itens estão sendo cada vez mais valorizados pelos consumidores, e para conseguir oferecer um atendimento diferenciado, investir no treinamento e capacitação de sua equipe é imprescindível.
Um atendimento excepcional gera mais valor à marca, perante ao consumidor, e essa percepção é vista como uma grande vantagem competitiva. Então, busque sempre novas formas de inovar no atendimento ao cliente, e capacite seus funcionários para isso.
3. Busque por diversidade nos times
Você sabia que equipes diversas tendem a apresentar mais resultados para as empresas? Uma pesquisa da consultoria McKinsey apontou que empresas com maior diversidade de gênero apresentam 21% a mais de chances de ter resultados melhores e se a diversidade for cultural e étnica, as chances sobem para 33%.
Portanto, busque construir times diversos, sejam em gênero, cultura, etnia, área de formação ou experiências. Isso pode trazer mais criatividade e inovação para a companhia, e se tornar uma vantagem competitiva importante.
4. Conheça os pontos fortes e fracos de sua empresa
Faça uma análise profunda da sua empresa e identifique todos os pontos fortes e fracos, em todas as áreas, inclusive no desenvolvimento de seus produtos e serviços.
Com essa análise em mãos, e o seu cruzamento com as ameaças e oportunidades externas e de mercado, fica mais fácil descobrir quais os diferenciais que podem ser explorados pela sua companhia e, assim, criar uma ou mais vantagens competitivas.
5. Invista na internacionalização de produtos e serviços
Existem vários motivos pelos quais a internacionalização dos produtos e serviços de sua empresa podem gerar uma vantagem competitiva, como:
- A construção de uma marca global, que valoriza a percepção que o público tem da marca;
- A diminuição de custos, que pode ocorrer devido à redução da carga tributária, dependendo do país ao qual sua empresa vai exportar;
- A possibilidade de conquistar novos mercados e não ficar tão dependente do mercado nacional, diminuindo a vulnerabilidade de sua empresa em situações de crise em algum dos mercados; dentre outros pontos.
Você concorda com essas dicas para criar vantagem competitiva nas PMEs? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude mais empreendedores a alcançarem seus objetivos!