Por quê apostar na contratação de um estagiário estrangeiro para sua PME? Descubra

Apostar na contratação de um estagiário estrangeiro garante vantagens estratégicas para todos os tipos de negócio, inclusive para a sua PME. Com a globalização, o contato com outros países e culturas é quase sempre um caminho inevitável, até mesmo para aqueles negócios menores. Isso traz um intercâmbio não só de cultura, mas também de conhecimento e outros aspectos, sobre os quais falaremos neste post.

Para entender a importância dessa diversidade dentro das empresas e como acertar na contratação de um estagiário estrangeiro em sua PME, continue conosco na leitura deste artigo!

A importância do estagiário estrangeiro para as empresas

A diversidade no ambiente de trabalho é certamente um dos aspectos mais enriquecedores da contratação de um estagiário estrangeiro. Isso porque esse funcionário trará para o negócio uma nova cultura, novas visões e novas ideia. O idioma falado por ele também será diferente, tornando a empresa um local propício e estimulante para a troca de aprendizados e conhecimentos.

É esse mesmo engrandecimento gerado pelo convívio entre pessoas de diferentes culturas que motiva milhares de indivíduos a conhecer novos países, e isso não poderia ser diferente no universo corporativo. Para uma empresa, quanto mais diverso for o seu capital humano, mais rico ele também será. ​

Outro ponto relevante quanto à contratação do estagiário estrangeiro é que ele pode contribuir com a internacionalização de uma marca, preparando-a para a sua entrada em novos mercados futuramente. Isso acontece uma vez que o funcionário estrangeiro entrará com seus conhecimentos estratégicos sobre cultura, hábitos de consumo e até mesmo legislação de outros países.

Pode-se afirmar, também, que a forma de desempenhar certas funções dentro da empresa poderá ser revolucionada com a chegada do estagiário estrangeiro. Isso porque o estagiário estrangeiro, muitas vezes, conta com visões de mercado que talvez os funcionários da empresa nunca tiveram, o que pode deixar um impacto duradouro na PME, mesmo após o seu regresso ao país de origem.

Afinal de contas, nada melhor do que alguém de fora do convívio de um negócio para enxergar de outro modo o que seus funcionários já estão acostumados a fazer de forma automático. Dessa maneira, torna-se possível rever conceitos, modificar a tempo aquilo que precisa ser melhorado e até mesmo reconhecer aquilo que já vem dando certo

Como garantir o sucesso da contratação do estagiário estrangeiro

Para garantir o sucesso da contratação tanto para o próprio estagiário quanto para a empresa, uma vez que ambos os lados precisam estar devidamente amparados, é fundamental buscar o auxílio de uma empresa especializada no recrutamento e seleção de jovens talentos.

Tendo em mente que o processo de contratação de um estagiário estrangeiro envolve várias etapas, muitos documentos de ambas as partes, propostas e contratos, ter a ajuda de uma agência facilitadora para guiar os envolvidos é a opção mais recomendada. Isso porque ela se encarregará de lidar com a burocracia existente e saberá atuar na resolução de quaisquer possíveis contratempos.  

Outro papel importante da empresa especializada é que ela cria uma proposta de valor para essa contratação, fazendo com que a experiência seja enriquecedora e garanta aprendizados para o estagiário e para a empresa. Além disso, ela auxilia também na recepção desse funcionário estrangeiro, preparando-o para a sua atuação.

Com a contratação de um estagiário estrangeiro, todas as partes envolvidas saem ganhando — a empresa usufrui de todas as vantagens já mencionadas e o funcionário ganhará aprendizados enriquecedores para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Para garantir o sucesso da experiência, lembre-se de buscar o auxílio de uma agência especializada como a AIESEC.  

Gostou do conteúdo e quer entender ainda mais sobre as vantagens da contratação de um estagiário estrangeiro? Então, entre em contato agora mesmo com a AIESEC. Estamos prontos para ampará-lo e tirar as suas dúvidas!

Autor(a)

Compartilhe