Competência técnica ou comportamental: em qual devo focar?

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Focar em uma competência técnica ou competência comportamental é uma dúvida que surge com frequência durante a condução de um processo seletivo. E fazer essa escolha pode não ser algo assim tão fácil para os gestores de RH.

Por isso, neste texto vamos falar um pouco mais sobre o tema e ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas ao fazer contratações para a sua empresa. Confira!

O que são competências técnicas?

As competências técnicas podem ser entendidas como o conhecimento que o profissional adquire por meio de estudos. Ou seja, tratam-se de habilidades aprendidas em cursos, faculdades, palestras, workshops, pós-graduações, livros e demais fontes.

Alguns exemplos de competências técnicas são:

  • Domínio de um idioma;
  • Habilidade de escrita;
  • Graduações;
  • Conhecimentos em determinados softwares;
  • Experiência na função.

O que são competências comportamentais?

Já as competências comportamentais estão mais ligadas à maneira que o profissional desempenha suas funções e sua forma de se relacionar e interagir com colegas e líderes dentro da organização. Esse tipo de competência costuma ser desenvolvido por meio de experiências pessoais e profissionais.

Alguns exemplos de competências comportamentais são:

  • Flexibilidade;
  • Proatividade;
  • Resiliência;
  • Empatia;
  • Boa comunicação;
  • Criatividade;
  • Planejamento.

Em qual tipo de competência devo focar em um processo seletivo?

Para a realização de um processo seletivo mais assertivo, o ideal é encontrar o equilíbrio entre as duas competências (técnica e comportamental), variando de acordo com a área de atuação e demanda do negócio.

Por exemplo, existem atividades que exigem um conhecimento técnico muito alto, como é o caso do trabalho de um engenheiro. E por isso, em uma contratação assim, as competências técnicas podem pesar mais, o que não significa que as comportamentais devam ser negligenciadas.

Antes de mais nada, é muito importante que seja feito um mapeamento das competências e habilidades desejadas para cada cargo, construindo o perfil ideal do colaborador, e ter isso em mãos ao se iniciar o processo de seleção. Para avaliar bem as duas competências, o recrutador pode usar recursos como entrevistas, testes de personalidade, provas que avaliem o conhecimento técnico e até práticas como dinâmicas de grupo e desafios.

Quais são as vantagens da contratação por competências?

Manter o equilíbrio entre a competência técnica e comportamental traz muitas vantagens para o seu negócio. Veja abaixo algumas delas!

Melhoria do clima organizacional

Ninguém gosta de trabalhar com pessoas estressadas e que perdem a paciência diante de qualquer desafio. Por esse motivo, mesmo que um candidato apresente um alto domínio técnico, mas não tenha paciência e resiliência, sua contratação deve ser repensada.

Esse exemplo mostra bem o quanto a contratação que foca no equilíbrio entre competências, pode promover a melhoria do clima organizacional. Pessoas que desempenham bem suas tarefas e ainda contribuem para um ambiente saudável, harmônico e colaborativo, devem ser valorizadas.

Construção de equipes de alta performance

Ao reunir habilidades técnicas e habilidades comportamentais, sua empresa passar a construir equipes de alta performance, que possuem boa comunicação, colaboração e conhecimentos que se complementam. Desse modo, a motivação e os resultados de sua equipe só tendem a crescer!

Um ambiente saudável, e que promove o desenvolvimento de cada profissional, também é capaz de aumentar a retenção de talentos de sua companhia. Afinal, funcionários valorizados e satisfeitos não tem motivos para buscar oportunidades fora da empresa, pois preferem desenvolver seu potencial e construir uma carreira dentro dela.

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