Quer criar vantagem competitiva? Confira 5 dicas para PMEs!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

 

Criar vantagem competitiva é uma excelente estratégia para uma PME se diferenciar no mercado, visto que o cenário mercadológico apresenta um grande número de empresas e muitas delas oferecendo produtos e serviços similares. Portanto, para uma PME se destacar da concorrência, conquistar seu público e apresentar uma boa curva de crescimento, é indispensável criar uma vantagem competitiva.

Neste texto, reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a diferenciar o seu negócio e trilhar um caminho de sucesso. Confira!

1. Invista em softwares

Otimizar tarefas e criar um fluxo de trabalho é muito importante para uma pequena empresa criar vantagem competitiva no mercado, já que quando os colaboradores não precisam gastar muito tempo em tarefas simples e burocráticas, sobra tempo para que eles atuem com estratégia e criatividade.

Para isso, invista em softwares que otimizam as tarefas e trazem mais resultados para o segmento do seu negócio e, se possível, pense até mesmo em contratar soluções customizadas, de acordo com o fluxo de sua empresa. A produtividade da sua equipe agradece!

2. Aposte no treinamento e capacitação da sua equipe

Nos dias de hoje, onde todas as empresas têm acesso à alta tecnologia e as opções para os consumidores são muitas, o atendimento ao cliente e um pós-venda de qualidade, pode ser uma ótima forma de fazer sua empresa se destacar. Esses itens estão sendo cada vez mais valorizados pelos consumidores, e para conseguir oferecer um atendimento diferenciado, investir no treinamento e capacitação de sua equipe é imprescindível.

Um atendimento excepcional gera mais valor à marca, perante ao consumidor, e essa percepção é vista como uma grande vantagem competitiva. Então, busque sempre novas formas de inovar no atendimento ao cliente, e capacite seus funcionários para isso.

3. Busque por diversidade nos times

Você sabia que equipes diversas tendem a apresentar mais resultados para as empresas? Uma pesquisa da consultoria McKinsey apontou que empresas com maior diversidade de gênero apresentam 21% a mais de chances de ter resultados melhores e se a diversidade for cultural e étnica, as chances sobem para 33%.

Portanto, busque construir times diversos, sejam em gênero, cultura, etnia, área de formação ou experiências. Isso pode trazer mais criatividade e inovação para a companhia, e se tornar uma vantagem competitiva importante.

4. Conheça os pontos fortes e fracos de sua empresa

Faça uma análise profunda da sua empresa e identifique todos os pontos fortes e fracos, em todas as áreas, inclusive no desenvolvimento de seus produtos e serviços.

Com essa análise em mãos, e o seu cruzamento com as ameaças e oportunidades externas e de mercado, fica mais fácil descobrir quais os diferenciais que podem ser explorados pela sua companhia e, assim, criar uma ou mais vantagens competitivas.

5. Invista na internacionalização de produtos e serviços

Existem vários motivos pelos quais a internacionalização dos produtos e serviços de sua empresa podem gerar uma vantagem competitiva, como:

  • A construção de uma marca global, que valoriza a percepção que o público tem da marca;
  • A diminuição de custos, que pode ocorrer devido à redução da carga tributária, dependendo do país ao qual sua empresa vai exportar;
  • A possibilidade de conquistar novos mercados e não ficar tão dependente do mercado nacional, diminuindo a vulnerabilidade de sua empresa em situações de crise em algum dos mercados; dentre outros pontos.

Você concorda com essas dicas para criar vantagem competitiva nas PMEs? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude mais empreendedores a alcançarem seus objetivos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *