Você quer atingir novos mercados e ampliar a área de atuação da sua empresa, fazendo com que o seu negócio cresça e atinja um novo patamar. Porém, um processo de expansão de sucesso exige uma estratégia bem montada e um planejamento eficiente. Caso contrário, você pode se perder em meio à execução ou deixar o timing perfeito passar.
Se você não quer correr esses riscos, leia este artigo agora mesmo! Nele, você vai descobrir algumas dicas de como montar uma estratégia de expansão de mercado para o seu negócio!
Conheça a sua empresa com profundidade
O primeiro passo para montar uma estratégia de expansão de mercado com excelência é entender muito bem o funcionamento da sua empresa, assim como as principais potencialidades e os desafios. Isso porque é essencial que você saiba muito bem o que seu negócio tem de melhor e qual é o seu diferencial.
Além disso, essa busca vai ajudar você a mapear oportunidades que podem passar despercebidas ou ameaças e desafios que não estavam sendo considerados anteriormente. Também poderá fornecer dados importantes sobre pontos de melhoria que precisam ser observados antes mesmo do processo de expansão ocorrer.
Para isso, utilize ferramentas como a análise SWOT ou o 5W2H, por exemplo. Elas dão uma visão global de como a sua empresa funciona e qual o seu posicionamento de mercado atual, facilitando a criação de uma estratégia.
Faça parcerias
Busque empresas e pessoas experientes que podem ajudar você em todas as etapas e faça parcerias de sucesso. Você pode realizar benchmarking com organizações que já passaram pelo processo de expansão e, assim, trocar informações sobre estratégias que você considera serem interessantes e cuidados que precisa ter.
Além disso, alguns profissionais e companhias têm grande conhecimento sobre outras regiões do país e, até mesmo, de outros países. Essas informações podem ser preciosas na hora de montar uma estratégia de expansão eficiente.
Monitore a concorrência
Entenda o seu mercado de atuação com profundidade e mapeie a concorrência. Conheça o diferencial dessas organizações, produtos oferecidos, preços e perfil dos clientes. Observar a área de atuação dessas empresas também é importante, uma vez que você pode ser capaz de investir em localidades nas quais elas não chegam.
Com isso, você estará apto para montar uma estratégia de expansão alinhada ao mercado no qual você atua, evitando problemas como a não aceitação dos consumidores, cobrança de preços muito acima ou abaixo da realidade ou atuação em mercados que já estão saturados.
Fique de olho nas regiões em potencial
Se você identificou regiões interessantes para investir na expansão da sua empresa, fique de olho nelas! Estude a localidade, as empresas que atuam na área e o perfil dos clientes com cuidado.
Além disso, mapeie potenciais lugares nos quais você pode abrir uma sede, assim como valores cobrados por fornecedores ou aluguel, por exemplo. Dessa forma, você consegue abranger uma série de variáveis que ajudam a tomar a decisão de investir ou não em determinada área.
Considere uma expansão internacional
Já imaginou disseminar seus produtos e serviços em outros países? Essa é uma situação que você deve levar em conta quando pensa na estratégia de expansão da sua empresa. Apesar de envolver uma burocracia diferenciada, investir no mercado internacional pode abrir portas para o seu negócio e potencializar os resultados da organização, aumentando consideravelmente a área de atuação da empresa.
Entenda qual a situação do mercado em outros países e estude a viabilidade desse empreendimento. Companhias e profissionais que já atuam nessas localidades podem ser grandes aliados!
Com estas dicas, você está pronto para montar uma estratégia de expansão de mercado de excelência. Planeje com cuidado e amplie a visibilidade da sua marca no Brasil e no mundo. E, para isso, saiba que é possível expandir sem perder o foco no meio do processo!