As redes sociais fazem parte do dia a dia da grande maioria dos brasileiros. Portanto, por que não explorar essa ferramenta na hora de recrutar talentos para a sua empresa?
Hoje existem redes inteiramente dedicadas ao mercado de trabalho e à carreira. Dessa forma, elas podem se tornar um trunfo na hora de encontrar novos profissionais para o seu time.
Entenda agora como usar as redes sociais no recrutamento de colaboradores que agreguem valor ao seu negócio!
Como usar as redes sociais no recrutamento?
Localize os profissionais
Você pode utilizar as redes sociais para localizar talentos que se adéquam ao perfil que procura. Dessa forma, será capaz de entrar em contato diretamente com essas pessoas, convidando-as para se candidatarem ao seu processo seletivo.
Isso aumenta muito as suas chances de encontrar candidatos alinhados com a cultura e as necessidades da sua organização. Dessa forma, o seu processo seletivo ganha qualidade e passa a ser mais assertivo.
Divulgue as novas oportunidades
As redes sociais também podem ser utilizadas para divulgação da vaga. Ao postar o anúncio nas suas páginas, você alcança mais pessoas, aumentando o número de inscritos no seu processo. Com isso, há mais chances de que o candidato ideal para a sua empresa entre em contato com o seu negócio.
Inicie uma relação com os talentos
Você pode utilizar as redes sociais para iniciar um contato com os profissionais, fazendo com que eles conheçam e entendam como funciona o seu negócio, despertando o interesse.
Quando você abrir um novo processo seletivo, essas pessoas já podem estar buscando novas oportunidades e, com isso, se increver. Ter um relacionamento prévio com os seus candidatos aumenta a probabilidade de encontrar a pessoa certa para a vaga.
Quais redes sociais podem ser usadas no recrutamento?
As redes sociais mais utilizadas pelos recrutadores, hoje, são o Facebook e o Linkedin. Isso porque o Facebook é a rede social mais popular do mundo, o que faz com que as suas divulgações tenham potencial de atingir grande número de pessoas.
Já o LinkedIn é uma rede social profissional que conta com mais de 29 milhões de usuários brasileiros — sem contar com o resto do mundo. Muitos deles buscam as próximas oportunidades profissionais nessa plataforma, o que faz com que ela seja muito atrativa para que os recrutadores entrem em contato com os próximos talentos da sua empresa.
Entretanto, não se limite apenas a essas duas plataformas. Investigue o público que você gostaria de atingir e descubra qual a melhor forma de entrar em contato com esses profissionais.
Quais cuidados você precisa tomar ao usar as redes sociais no recrutamento?
Segmente bem o público
Para que a rede social realmente agregue valor ao recrutamento de profissionais, é essencial que você entenda como encontrar os candidatos. Por isso, não vale apenas postar o anúncio indiscriminadamente em todas as suas páginas, pois isso pode atrair grande quantidade de profissionais que não se adéquam ao perfil da empresa.
Para evitar essa situação, entenda onde o seu candidato ideal está e divulgue nesses locais.
Tenha cuidado com a descrição da vaga
Na hora de criar uma publicação de vaga nas redes sociais, preste atenção à linguagem e ao conteúdo da descrição. Use linguagem clara e objetiva, que se adéque ao perfil buscado pela sua empresa.
Além disso, coloque todas as informações que julgar relevantes, como requisitos, atividades desenvolvidas pelo cargo e o que é necessário para se inscrever. Dessa forma, você é capaz de realizar uma triagem inicial dos seus candidatos e atrair apenas aqueles realmente adequados à empresa.
Evite restringir-se ao ambiente on-line
Apesar de serem ótimas aliadas do processo de recrutamento, as redes sociais não podem ser utilizadas como única forma de encontrar talentos. Entre em contato com o candidato e agende entrevistas e dinâmicas presenciais. Só assim você será capaz de observar se o profissional realmente é o candidato ideal para a vaga.
Usar redes sociais no recrutamento de profissionais pode ser o trunfo que você precisa para encontrar os melhores talentos do mercado. Portanto, o que está esperando para inovar no seu processo seletivo?
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