Simplificar e priorizar: tudo que sua startup precisa para uma boa gestão

Se a máxima “tempo é dinheiro” vale para todos os modelos de negócio, para uma startup isso é a regra primordial. Em geral, esse tipo de negócio se identifica com ideias de sustentabilidade, produtividade e minimização de desperdícios. Assim sendo, simplificar e priorizar deve ser o foco da gestão.

Uma das filosofias que mais influencia as startups é a ideia de criar uma estrutura enxuta, mas que atenda, de modo eficiente, as necessidades do consumidor. Tudo o que não gerar algum tipo de valor para o cliente deve ser minimizado em termos de custos. Além disso, antes de se buscar investimentos para iniciar a comercialização, produtos ou serviços criados devem ser testados.

Quer conhecer algumas outras maneiras pelas quais você pode simplificar e priorizar a fim de fazer uma boa gestão da sua startup? Acompanhe a leitura e descubra!

Simplificar e priorizar para executar melhor

Sempre que pensamos em criar um produto ou serviço, fazemos projeções para que ele contenha características e benefícios distintos do que há disponível no mercado. Essa é uma decisão muito acertada, porém também é preciso considerar a realidade do negócio.

De início, procure simplificar o produto, de modo que ele contenha somente aquilo que o consumidor vai valorizar e, aos poucos, efetue as melhorias. Inclusive, a partir do interesse do público-alvo na versão beta lançada é que você vai conquistar o interesse de investidores.

Conhecer a própria empresa

Essa consciência de simplificar e priorizar é importante na criação dos produtos, mas também na cultura da empresa. A equipe deve começar o dia resolvendo o que é mais urgente e, só depois, passar para as tarefas rotineiras ou que não são tão imediatas.

A partir dos hábitos dos colaboradores, identifique se se eles costumam lidar melhor com horários para cumprir as tarefas ou se preferem ter maior liberdade para definir a própria agenda.

Se vocês costumam se encontrar logo pela manhã, por exemplo, façam um daily meeting — uma reunião supercurta na qual cada um menciona o que vai fazer ao longo do dia. Caso tenham o hábito de se encontrar no fim da tarde, é possível fazer o mesmo, mas com foco no que foi feito ou não e por quê.

Identificar as tarefas que exigem mais tempo

Ter controle do tempo é algo indispensavelmente necessário em um negócio, ainda mais em uma startup. Procure fazer projeções realistas do tempo em que cada tarefa vai levar para ser feita. Se for preciso, mobilize mais colaboradores para realizar determinada etapa do projeto.

Gerir o tempo é algo que a equipe também pode aprender com o exemplo. E como ensinar a fazer isso? Imagine que você precise fazer reuniões periódicas com alguns parceiros. Toda vez que essas reuniões forem agendadas, defina um horário limite para elas se encerrarem e cumpra-o. Quando o tempo se esgotar, despeça-se cordialmente e, se necessário, já agende a próxima reunião para que os assuntos sejam finalizados.

Concentrar-se no que é mais útil para o crescimento

É fato que você quer oferecer o melhor produto ou serviço e o mais competitivo possível. Mas também precisa considerar a realidade de sua empresa e o seu planejamento estratégico. Nele, devem constar as fases de execução, os testes e as melhorias do seu produto ou serviço. Além do mais, você também precisa considerar o tempo em que tudo isso vai acontecer.

Tenha sempre em mente que a sua startup deve crescer junto com o produto ou serviço e não o contrário. Por mais que você queira causar impacto imediato, o mais importante é ter um negócio sustentável, isto é, financeiramente saudável.

Viu só? Simplificar e priorizar deve fazer parte da cultura da sua startup desde a definição da rotina até a criação e a melhoria dos produtos. Para continuar acompanhando conteúdos como este, assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!
 

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