4 áreas profissionais em alta para 2021

Um item que sempre ajuda jovens incertos com o futuro é o Guia de Carreiras e, principalmente, conferir as áreas profissionais em alta para os próximos anos. Porque escolher a profissão que deseja seguir carreira é um processo complexo, exigindo muito conhecimento sobre si mesmo para entender em qual área você melhor se encaixa. Alguns já iniciam esse descobrimento na adolescência, outros, mesmo após anos de carreira, descobrem que estão na área errada – e nunca é tarde para mudar! Mas, uma coisa é certa: o mundo é mutável, as tecnologias avançam e o mercado muda. 

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, o mercado de trabalho passou por intensas mudanças, desde a forma de trabalho, como a necessidade de profissionais diversos. Sem contar o maior número de desempregados que o Brasil já viu: 14 milhões de pessoas em busca de trabalho, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). No entanto, apesar dessas dificuldades, algumas áreas estão em destaque e crescimento para o ano de 2021. Vamos conferir? 

Áreas profissionais em alta

Tecnologia

Áreas profissionais em alta para 2021
Imagem: Christina Morillo, Reprodução: Pexels

As profissões que englobam os profissionais de TI estão em crescimento e a tendência é que continuem sendo uma ótima opção de carreira. Essa profissão já estava em alta e viu um aumento ainda maior na pandemia, muito pela necessidade em que as empresas tiveram em digitalizar os processos e adotar ferramentas que permitissem o home office e as atividades a distância. 

Saúde

Áreas profissionais em alta para 2021
Imagem: Reprodução Pexels

Os profissionais da área da saúde estão enfrentando o novo coronavírus na linha de frente, por isso, eles estão sendo fortemente requisitados no mercado de trabalho. A pandemia exigiu e ainda exige grandes números de profissionais da saúde, tanto no setor público, como no privado, e de diversos níveis e áreas de atuação. A tendência é que esses profissionais continuem em alta e com um forte setor empregatícios pelos próximos anos.

Digital

Áreas profissionais em alta para 2021
Imagem: Reprodução Pexels

Com o aumento do uso de tecnologias e de atividades virtuais, tanto pela advento da pandemia quanto pela mecanização dos processos, além do crescente número de startups, os profissionais especializados no setor digital estão em alta. Esses profissionais podem ser de diversas áreas, como do marketing digital, experiência do consumidor e trajetória do produto. Esse setor vem sendo promissor e a tendência é que continue em crescimento. 

Finanças 

Áreas profissionais em alta para 2021
Imagem: Reprodução Pexels

A crise que a pandemia deixou fez com que as empresas tivessem que driblar os gastos e refazer o planejamento estratégico das finanças. Isso gerou a necessidade de contratar profissionais capacitados nesse setor. E essa tendência deve perdurar muito além de 2021. 

Algumas profissões em alta: 

  • Ciências Contábeis
  • Gestão Financeira
  • Administração
  • Administração Pública
  • Gestão Comercial
  • Comércio Exterior
  • Gestão de Cooperativas

Especialização

Caso você já esteja no mercado de trabalho e queira ter mais opções de crescimento dentro da sua área de atuação, ainda mais se ela se encontrar em uma das citadas acima, é recomendável que você busque uma especialização no setor. Com isso, você melhora suas habilidades na área e ainda aumenta as chances de ascensão profissional. Mesmo porque, outra tendência do mercado de trabalho atual, é a busca por profissionais especializados e qualificados, visto que, quanto maior a capacitação e a qualificação dos funcionários, maiores são as chances desses profissionais aumentarem o rendimento da empresa.  

Em desenvolvimento

E se você ainda é um estudante que está se preparando para o mercado de trabalho, que tal conhecer a AIESEC? A maior organização mundial gerida por jovens oferece um plano de desenvolvimento pessoal e profissional para seus membros voluntários. É possível, até mesmo, construir um plano de carreira dentro da instituição. 

Confira nosso processo seletivo clicando aqui

Texto escrito por: Caroline Roxo

Autor(a)

Compartilhe