Conheça a cultura organizacional da AIESEC!

Assim como qualquer empresa ou organização, a AIESEC possui sua própria cultura organizacional. Há décadas, nossa equipe de voluntários se esforça todos os dias para garantir que todos os membros desenvolvam capacidade de liderança da melhor maneira possível. Ao longo deste texto, você vai conhecer alguns dos comportamentos que fazem com que os nossos escritórios funcionem de forma produtiva e ágil ao redor de todo o planeta. E lembre-se: caso você se interesse em fazer parte disso, nosso processo seletivo está aberto! Para se inscrever, é só clicar aqui!

Conheça a cultura organizacional da AIESEC!
Reunião de time em conferência internacional da AIESEC

Nossas reuniões semanais e como elas funcionam

O melhor jeito de iniciar um artigo sobre a cultura organizacional da AIESEC é falando sobre o funcionamento da nossa rotina. Assim como qualquer empresa ou ONG, alinhamentos internos entre líderes e liderados são fundamentais para o bom funcionamento dos processos executados ali. Na nossa organização, são três os modelos de encontros mais comuns:

  • Durante as reuniões individuais, os líderes de time e diretores de área ficam responsáveis por acompanhar o desenvolvimento de cada membro e auxiliá-los em suas tarefas semanais. Trackings e One to Ones são os tipos de conversa mais comuns entre nossos membros, e cada um deles fica encarregado de estabelecer sua própria rotina em relação a esses encontros;
  • As reuniões de time e de área são realizadas semanalmente, com o intuito de promover alinhamentos e definição de estratégias em grupo para membros que trabalham com processos semelhantes. Afinal, todos ali se esforçam pelo mesmo propósito;
  • Quando o assunto é as nossas reuniões gerais, a explicação é simples: para manter todos os nossos voluntários na mesma página, os comitês locais se reúnem mensalmente para apresentar decisões e ideias a todas as áreas da organização.

Entenda nossos Team Standards

Toda organização séria possui seus rituais e costumes, e os Team Standards são os nossos. Resumidamente, esse termo se refere a uma ferramenta de gerenciamento que todos os líderes da AIESEC devem seguir para garantir que seu time está sendo gerenciado de maneira saudável e produtiva. Essas ferramentas levam em conta o desenvolvimento dos membros e sua entrega de resultados, entre outros fatores que garantem que todos os nossos propósitos sejam alcançados com sucesso.

Para as pessoas que ocupam cargos de liderança, os Team Standards também podem servir como um guia de passos a serem seguidos, visando a construção de um time completo e produtivo. Afinal, ninguém nasce sabendo liderar, e esse é exatamente um dos motivos pelos quais a nossa instituição foi criada.

Conheça a cultura organizacional da AIESEC!
Membro da AIESEC dançando roll call

Cultura organizacional na prática 

Uma das formas mais simples de observar como a nossa cultura organizacional realmente funciona é observar como os processos seletivos da AIESEC são planejados. Desde o primeiro contato de qualquer pessoa com a nossa ONG, o objetivo da equipe de recrutamento e seleção que temos é garantir desenvolvimento e oferecer novos horizontes para todos. Por meio de dinâmicas em grupo e entrevistas descontraídas, buscamos apresentar os objetivos da nossa instituição da maneira mais esclarecedora possível.

Outro exemplo claro da nossa cultura organizacional são as nomenclaturas, visto que nós praticamente temos um dicionário próprio. Além disso, temos os roll calls, que são danças específicas para cada comitê ou time coreografadas especialmente para nos unir e também pode ser utilizado de forma estratégica em ativações, como acontecia em eventos presenciais.


Esses são apenas alguns dos elementos presentes na nossa cultura organizacional considerados extremamente importantes por toda a nossa equipe. Nossos combinados e a estrutura que eles nos oferecem são os principais responsáveis por tornar a AIESEC um lugar seguro para construir o perfil de liderança que você deseja. Para conferir algumas das demais competências que você pode desenvolver com a gente, basta conferir o artigo que postamos no nosso blog algumas semanas atrás!

Escrito por Julia Santos

Autor(a)

Compartilhe