9 dicas de como se desenvolver durante as férias

O mês de janeiro chegou e, com ele, as férias universitárias continuam. É tempo de descansar e colocar novas ideias no papel para o novo ano, e nossas dicas podem te ajudar com isso! Afinal, qual a melhor maneira de fazer isso se não investindo no seu próprio desenvolvimento? Por meio das sugestões de livros, séries e filmes que preparamos para esse texto, você poderá começar 2021 de maneira divertida e bastante positiva para crescer pessoal e profissionalmente durante os próximos meses.

Lembre-se de aproveitar essas ideias e escolher as que melhor se adaptam ao seu perfil para consumir. Afinal, cada pessoa possui seus próprios objetivos, e o ideal é sempre buscar trabalhar em cima deles. Confira nossa lista a seguir!

Três dicas de filmes

Filmes são a opção de muita gente quando o assunto é aprendizado e, é claro, entretenimento. O audiovisual possibilita com que mensagens sejam passadas de maneiras simples e acessível, o que torna-o o principal meio de aprendizado de milhões de pessoas ao redor do planeta. Para que você aproveite os benefícios desse tipo de arte, algumas das melhores sugestões são:

  • Um Senhor Estagiário, que conta a história de um viúvo de 70 anos procurando por um emprego e representa uma história de superação e desenvolvimento profissional;
  • A Rede Social, cujo enredo fala sobre a trajetória de Mark Zuckerberg ao sucesso no mercado de tecnologia da informação;
  • O Diabo Veste Prada, um clássico sobre a história de uma mulher em busca de sua primeira experiência profissional no mercado dos seus sonhos.

 

Dicas de filmes para você se desenvolver nas férias!
Cena do filme ‘O Diabo Veste Prada’

Três dicas de séries

Séries são uma ótima opção para quem curte narrativas com mais detalhes e possibilidades que, assim como os filmes, também são capazes de reproduzir narrativas importantes de maneira simplificada. Em diversas plataformas de streaming, são várias as opções para quem busca aprender por meio do entretenimento. As nossas favoritas são:

  • Explicando, que, como o nome já diz, explica temas complexos de uma perspectiva sociocultural e extremamente importante para o desenvolvimento pessoal de quem escolhe assistir a série;
  • Suits, cujos episódios giram em torno da carreira jurídica de um personagem principal que valoriza o trabalho acima de tudo e é obrigado a lidar com as consequências desse comportamento;
  • Quantico, uma série que conta sobre a vida de jovens que trabalham para o FBI e prova que, para exercer liderança, não é necessário estar na posição de líder.

 

Dicas de séries para você se desenvolver nas férias!
Cena da série ‘Quantico’

Três dicas de livros

Para quem gosta de ler, as dicas são várias! De livros de autoajuda até biografias das mais variadas personalidades, a literatura é capaz de abrir barreiras em diferentes campos do mercado de trabalho. Sendo assim, algumas das nossas sugestões são:

  • Essencialismo: a disciplinada busca por menos fala sobre gestão de prioridades e tempo, enquanto oferece conselhos para uma rotina calma e organizada;
  • Só as partes engraçadas conta a história profissional de uma roteirista famosa que levou anos para alcançar o reconhecimento que merecia (mas, no final, deu tudo certo!);
  • O poder do hábito utiliza uma narrativa no estilo “por que fazemos o que fazemos?” para dar dicas sobre vida profissional e propósito ao leitor.

 

Dicas de livros para você se desenvolver nas férias!
Capa do livro ‘O Poder do Hábito’

Embora as férias sejam um período pensado para descanso e lazer, aprender um pouco sobre pontos de desenvolvimento pessoal pode não ser uma má ideia. Afinal, educação não precisa ser um sinônimo de estresse e responsabilidades, principalmente quando os seus estudos são direcionados a um assunto pelo qual você costuma se interessar.

Se você gostou das nossas dicas e está disposto a se desenvolver durante suas férias do trabalho ou da faculdade sem sair de casa, a AIESEC tem a solução! Nosso blog conta com dezenas de conteúdos tão proveitosos como esse que você acabou de ler. Para acessar um deles, é só clicar aqui.

Escrito por Julia Santos

Autor(a)

Compartilhe