6 motivos para valorizar a diversidade nas organizações e empresas

As pessoas são diferentes entre si. Em uma sociedade marcada pelo preconceito e desrespeito às diferenças, atuar no sentido de valorizar a diversidade nas organizações e criar um ambiente multicultural na empresa pode trazer uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para a sociedade como um todo.

Diversidade, muitas vezes, é tratada apenas como diversidade de gênero, incluindo mais mulheres dentro da empresa, principalmente em posição de comando. Apesar de essa ser uma atitude essencial para combater o machismo e atuar de forma ética na sociedade, o conceito de diversidade vai além, incluindo também as diferenças étnicas, raciais, culturais, de orientação sexual, entre outras.

Quer saber por que você deve valorizar a diversidade nas organizações? Descubra agora 6 motivos!

1. Gera um ambiente mais saudável e com mais respeito

Quando você valoriza a diversidade dentro da empresa, é capaz de criar um ambiente onde todos os colaboradores e gestores respeitam a diferença entre os profissionais que fazem parte da empresa. Dessa forma, eles evitam perpetuar estereótipos, principalmente no caso de funcionários estrangeiros, e reproduzir atitudes de preconceito e discriminação, tão presentes na sociedade como um todo.

2. Aumenta o senso de pertencimento à organização

Para garantir os melhores resultados, é importante que os colaboradores da empresa sintam que fazem parte da organização, que são parte do sucesso da empresa como um todo. Isso só é possível quando as particularidades de cada um são, não só respeitadas, mas valorizadas. Portanto, quando você investe em estratégias para valorizar a diversidade na empresa, também é capaz de aumentar o senso de pertencimento de quem faz parte dela.

3. Constrói empresas mais lucrativas e competitivas

Quando você valoriza a diversidade dentro da empresa, cria um diferencial para a organização. Isso faz com que você gere mais e melhores resultados e, além disso, atraia os melhores talentos do mercado para dentro da empresa. A consequência é uma empresa mais competitiva perante o mercado e mais lucrativa, o que potencializa o sucesso do negócio.

4. Potencializa a criatividade na organização

A criatividade está baseada na geração de ideias diferentes e conexão inovadora entre elas. Quando você valoriza a diversidade, potencializa esse processo dentro da empresa, uma vez que todos se sentem mais confortáveis para expressar opiniões distintas e propor soluções inovadores sem medo de repressão, gerando insumos para que a criatividade floresça.

5. Aumenta o engajamento dos colaboradores

Contar com um time motivado e engajado permite que a organização alcance seus objetivos e bata metas. Quando você cria um ambiente saudável e agradável, valorizando cada colaborador individualmente e propondo o respeito à diferença, faz com que seu time fique mais satisfeito com a empresa. Consequentemente, isso aumenta os níveis de engajamento dos colaboradores.

6. Reduz os índices de turnover na empresa

A rotatividade de colaboradores traz prejuízos, tanto financeiros quanto no andamento das atividades e clima organizacional. Dessa forma, é essencial que você busque por estratégia eficientes para reduzir esse indicador.

Muitas pessoas deixam as empresas por conflitos com colegas e gestores ou por estarem inseridas em ambientes tóxicos, que não as respeita como indivíduos. Quando você valoriza a diversidade na organização, é capaz de criar esse ciclo, aumentando as chances de os talentos permanecerem no negócio por mais tempo.

A valorização da diversidade nas organizações traz uma série de vantagens, tanto para a empresa quanto para os colaboradores e a sociedade como um todo. Portanto, comece agora mesmo a investir nesse processo e aproveite todos os benefícios, garantindo uma atuação ética e construindo um negócio de impacto social.

Gostou da ideia? Que tal começar a diversificar o seu RH recebendo Intercambistas de todo o mundo para trazer uma nova visão cultural para a sua empresa? Clique aqui e saiba mais sobre como se tornar um parceiro de intercâmbio da AIESEC.

Autor(a)

Compartilhe