Como conquistar recrutadores através do intercâmbio voluntário

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, com a pandemia e a imposição da quarentena, muitas empresas tiveram que fechar as portas, diminuindo ainda mais os postos empregatícios. Por conta disso, os jovens que buscam uma oportunidade de emprego precisam correr atrás de diferenciais para conquistar recrutadores, como a fluência de mais de um idioma, a implementação ou a atuação em algum projeto de sucesso e, até mesmo, uma experiência no exterior. 

A AIESEC é capaz de te ajudar com vários desses diferenciais, pois o programa de intercâmbio Voluntário Global, oferecido pela organização a qualquer jovem entre 18 e 30 anos, é uma experiência no exterior na qual o indivíduo irá atuar em um projeto social dentro de uma ONG, a fim de auxiliar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Esses projetos são voltados para diversas áreas de atuação, como meio ambiente, educação de qualidade, igualdade de gênero, saúde, entre outras. Fernanda Pires, recrutadora na Loggi, afirma que para fazer brilhar os olhos dos recrutadores com o intercâmbio voluntário é necessário que você explique o que foi aprendido durante a experiência: uma nova língua, soft skills e/ou até mesmo a implementação de algum case de sucesso. Isso faz do intercâmbio um forte aliado na conquista da vaga dos sonhos. 

Experiências para conquistar recrutadores!

Como conquistar recrutadores
O mercado de trabalho exige cada vez mais diferenciais no currículo/ Imagem: Reprodução Pexels

Toda e qualquer habilidade que você possa desenvolver durante algum trabalho remunerado ou na graduação e projetos de extensão, pode ser útil e muito bem utilizada em seu novo emprego. Mas, de fato, há algumas características e habilidades que estão sendo mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente. O intercâmbio voluntário tem potencial para te ajudar com algumas delas.

A primeira é a fluência ou o conhecimento de mais de uma língua. Sabemos que o inglês hoje em dia é quase que obrigatório em algumas áreas de atuação e, saber outro idioma além dele é capaz de se tornar um grande diferencial no seu currículo. Nesse texto explicamos mais sobre a possibilidade de desenvolver um novo idioma durante a experiência internacional: O intercâmbio como ponte para aprender outro idioma.

Outro caso é o desenvolvimento de softs skills, como a adaptabilidade em ambientes distintos, possibilitado pela vivência em outro país e o contato com outra cultura. Desenvolver essa habilidade e mostrar ao recrutador como você se saiu bem e o que aprendeu dessa experiência mostra que você é bom em trabalhar com adversidades. 

Nos projetos que o intercambista irá auxiliar é possível que surja grandes oportunidades de implementar algo interessante! Um exemplo são os projetos voltados ao setor da educação, como a possibilidade do intercambista lecionar aulas de inglês a crianças e jovens carentes. Nesse caso, durante o intercâmbio, é possível que você crie um método didático que facilite o aprendizado desses jovens, podendo apresentar isso ao recrutador como forma de criatividade e seu case de sucesso.  

Dentre esses exemplos e outras inúmeras habilidades que pode-se desenvolver no intercâmbio voluntário da AIESEC, há a liderança jovem! A liderança, apontada como chave para uma juventude capaz de mudar o mundo, é um dos principais pontos que o organização busca desenvolver no intercambista. Essa característica é vista com bons olhos pelos recrutadores e empresas, pois mostra um grau de maturidade acoplado com outras habilidades, como inteligência emocional, gestão de pessoas, entre outras.

Agora que você já viu os benefícios que um intercâmbio voluntário traz ao seu currículo, que tal aproveitar a Novembro Off da AIESEC com até 40% de desconto na taxa do intercâmbio para fechar o seu?

Clique aqui para se inscrever! As vagas são limitadas e somente a partir de 2021.

Texto escrito por: Caroline Roxo

Autor(a)

Compartilhe