Como o intercâmbio profissional da AIESEC se relaciona com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?

Você já sabe que os programas de intercâmbio voluntário da AIESEC estão diretamente relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O que você talvez não saiba é que o programa de intercâmbio profissional também visa atingir um objetivo da Agenda de 2030 da ONU. Ficou curioso para saber qual é esse objetivo?

O Talento Global é um programa de intercâmbio para jovens profissionais entre 18 e 30 anos que possuem inglês avançado e que tenham experiência profissional nas áreas Engenharia, Tecnologia da Informação, Administração, Finanças, Gestão, RH ou Marketing. As oportunidades podem durar de 6 a 72 semanas e o período de duração de uma oportunidade varia de acordo com o tempo de experiência de cada candidato. Quanto mais tempo de experiência profissional você tem, maiores são as chances de ser selecionado para um intercâmbio de longa duração.

O programa permite que os jovens possam trabalhar em multinacionais em outros países, como a Electrolux, Schneider Electric e a TATA Consultancy Services além de empresas e startups locais. Agora, você deve estar se perguntando, como um intercâmbio profissional atende um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? A resposta vai parecer óbvia, mas muitas pessoas não percebem essa relação logo de cara.

Por meio do programa Talento Global, muitos jovens conseguem ter acesso a vagas que buscam jovens que queiram se desenvolver, ampliar seu networking e iniciar uma carreira internacional, e isso impacta no crescimento econômico do país. Por sua vez, o ODS 8 tem o intuito de “promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos”, algo que está diretamente relacionado com o propósito do intercâmbio profissional da AIESEC. Além disso, um dos objetivos do ODS 8 (ponto 8.5) é “até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor”.

As oportunidades que as empresas parceiras da AIESEC oferecem promovem a igualdade salarial entre homens e mulheres e garantem que o jovem profissional tenha uma excelente experiência de trabalho, além de ampliar o network e o conhecimento especifico do jovem durante as semanas em que o intercambio é realizado. Ter vivenciado um cargo em uma empresa internacional pode trazer muitas vantagens no mercado de trabalho, como, por exemplo, ter um currículo mais competitivo e se destacar em processos de seleção ou até mesmo ser o pontapé inicial para uma carreira internacional. Isso permite que o jovem tenha maiores chances de obter um emprego pleno e um salário mais competitivo para o mercado, construindo assim uma carreira profissional sólida, que impactará no crescimento econômico do país. A intercambista Bianca, por exemplo, falou aqui nesse post sobre como sua experiência com o programa de Talento Global da AIESEC alavancou sua carreira profissional e mudou toda a sua vida.

Outro ponto da ODS 8 que se relaciona com a proposta do intercâmbio profissional da AIESEC é o ponto 8.3, que fala sobre “promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros”. Os programas de intercâmbio da AIESEC possibilitam o desenvolvimento de habilidades como criatividade e inovação, solução de problemas, gestão de tempo e empreendedorismo, soft skills muito desejadas em grandes corporações no país e que são os diferenciais que os recrutadores buscam hoje dentro de um processo seletivo. Por sua vez, o desenvolvimento dessas habilidades permite que os objetivos do ODS 8 sejam alcançados.

Depois de todos os pontos que foram listados aqui, fica bem claro que o ODS 8 e o programa de Talento Global estão diretamente relacionados, não é mesmo? Assim, quando você realiza um intercâmbio profissional com a AIESEC, além de estar impactando sua própria carreira, você está contribuindo para que um dos Objetivos do Milênio sejam alcançados.

Ficou interessado? Clique aqui e se inscreva para participar do programa de intercâmbio profissional da AIESEC, o Talento Global.

Para conhecer mais sobre a AIESEC no Brasil, acesse aqui e também conheça nosso instagram @aiesecnobrasil

Por Beatriz Caldas

Autor(a)

Compartilhe