Como atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4 da ONU antes de 2030

Descubra como o Professor Global da AIESEC pode ajudar a atingir o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, chamado de Educação de Qualidade e entenda quais os benefícios do programa para a sua vida pessoal e profissional ao realizá-lo.

Quantas vezes você já viu no noticiário reportagens sobre escolas fechadas, sem condições de receber alunos? Ou cidades sem escolas para as crianças e jovens? O mundo está cheio de problemas envolvendo diversas áreas de nossa sociedade, inclusive na Educação de crianças e jovens. Falta de escolas ou de profissionais capacitados são algumas delas. Como resolver algum desses problemas? Parece algo tão longe de nossas capacidades que ficamos perdidos sobre como podemos ajudar. 

Mas não está tão longe de nosso alcance quanto pensamos. O ODS de número quatro da ONU, com o foco da Educação de Qualidade foi pensado para trabalharem em cima dos problemas existentes no campo e resolvê-los e o Professor Global, que foi criado pela AIESEC, pode ser a maneira mais eficaz de atingir esse objetivo.

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em 2015, foram criados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para atingi-los até 2030. As ODS englobam temas de, principalmente, quatro dimensões: social (relacionadas à saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça), ambiental (ligadas à preservação e conservação do meio ambiente, proteção das florestas e biodiversidade, uso sustentável dos oceanos etc), econômica (abordando temas como o consumo de energia) e institucional (ou seja, a capacidade de colocar em práticas as ODS). Sua principal estratégia é engajar e conscientizar a sociedade sobre seu papel e sua importância nos esforços necessários para que o cumprimento da agenda seja bem sucedido.

Qual é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4?

A ODS 4 tem como foco a educação de qualidade. Ele prevê garantir que os jovens concluam a educação básica, desenvolvendo suas potencialidades individuais desde sua infância até o ensino técnico e superior. Alfabetizar os jovens e adultos, qualificando-os para o mercado de trabalho é uma das principais metas desse objetivo. 

Para seu atingimento é necessário instalações adequadas para o ensino e professores aptos para transmitir aos estudantes princípios importantes de cidadania, valorizando a diversidade e o desenvolvimento sustentável. O programa de intercâmbio profissional desenvolvido pela AIESEC, a maior organização de liderança jovem do mundo, chamado de Professor Global atua em diversos lugares do mundo trabalhando no atingimento da Educação de Qualidade.

A maneira perfeita de atingir a ODS 4

O Professor Global é um projeto criado com o intuito de desenvolver liderança enquanto aumenta as oportunidades de carreira de um jovem através de uma oportunidade internacional voltada ao ensino. Ou seja, é a chance perfeita de expandir seu horizonte, desenvolver sua carreira, trabalhar em um ambiente culturalmente diferente

Além disso, é possível desenvolver a liderança e outras habilidades pessoais enquanto transmite conhecimento para crianças e jovens ajudando a atingir uma educação de qualidade no país onde tiver a oportunidade de trabalhar. 

Dessa forma, o Professor Global é a melhor maneira de atingir um dos objetivos da agenda 2030 da ONU, enquanto constrói uma carreira internacional na educação e adquire experiências práticas em instituições educacionais de outros países, desenvolvendo habilidades como autoconhecimento e inteligência emocional.

Tem interesse?

Se você possui graduação nas áreas de Letras ou Pedagogia com experiência profissional, tem entre 18 e 30 anos de idade, inglês ou espanhol avançado e quer saber mais sobre como embarcar nessa experiência única, clique aqui para saber mais e se inscrever.

Autor(a)

Compartilhe