O que o intercâmbio profissional da AIESEC pode proporcionar para sua carreira?

Conheça a história da Bianca com o programa talento global

O intercâmbio profissional pode ser uma boa opção para alavancar sua carreira? Muitos jovens se sentem inseguros e perdidos quando terminam a faculdade, por não encontrarem tantas opções de emprego no mercado de trabalho nacional. Esse foi o caso da Bianca, que se sentia limitada em suas opções de trabalho depois de terminar a graduação em engenharia elétrica. Buscando uma experiência nova, ela decidiu se inscrever para o programa de intercâmbio profissional da AIESEC, o talento global, e foi a partir desse momento que sua vida começou a mudar.

Bianca conheceu a AIESEC quando ainda estava na faculdade e, após relatos de amigos, se interessou pelo programa de talento global. Ela queria muito vivenciar novas culturas e passar um tempo na Ásia. Com apenas 24 anos e recém-formada, Bianca foi aceita em uma vaga na área de desenvolvimento de talentos, na Tata Consultancy Services, na Índia. Seu trabalho consistia em criar conteúdo para cursos de aperfeiçoamento para os funcionários da empresa, e os cursos que ela produzia atingiram milhares de pessoas em todo o mundo.

Após um ano na Índia, ela decidiu aplicar para uma vaga de talento global em uma empresa na Hungria, e passou a trabalhar com atendimento e suporte na área de TI. O próximo destino de Bianca foi o México, onde trabalhou em uma empresa de coworking, na área de desenvolvimento de negócios, também pelo programa de intercâmbio profissional da AIESEC. Nesse trabalho, ela pôde aprender mais sobre empreendedorismo e conseguiu crescer muito dentro da empresa em apenas 6 meses. Atualmente, Bianca está trabalhando em uma start up na Malásia, de forma remota, outra vaga que ela conseguiu por meio da AIESEC.

(Bianca vivendo seu intercâmbio na Índia)

Por que fazer vários intercâmbios profissionais pela AIESEC?

Bianca relatou que, após terminar sua primeira experiência de talento global, percebeu que queria continuar descobrindo novas oportunidades de emprego. Voltar para o Brasil não fazia mais parte de seu planejamento de vida, pois ela não queria retornar para o mercado de trabalho tradicional. Para Bianca, a experiência de um intercâmbio profissional pela AIESEC proporcionou uma oportunidade de explorar novas áreas, aprender novas habilidades, conhecer outras culturas. Assim, obteve experiências diferentes em áreas diversas, e esse processo ajudou muito em seu autoconhecimento.

Além de ter experiências em campos diversos, o programa de talento global é uma ótima oportunidade para você desenvolver diferentes soft e hard skills. Sobre as soft skills desenvolvidas, Bianca falou que desenvolveu muito a comunicação, no sentido de saber dialogar com pessoas de vários países em inglês ou outra língua, além de empatia, conexão intercultural e pensamento analítico.

(Bianca visitando as pirâmides do México)

Você recomendaria o intercâmbio da AIESEC para outras pessoas?

Vivendo atualmente sua quarta experiência com talento global, Bianca recomenda fortemente que os jovens façam intercâmbios profissionais pela AIESEC. Segundo ela, “para o jovem, quem acabou de sair da faculdade, se você está aberto a uma experiência, a AIESEC é a melhor opção que você tem”. Além disso, ela ressaltou que “o intercâmbio faz você se desenvolver muito rápido, você tem que superar desafios e isso te faz crescer muito, te dá autoconfiança”.

Para Bianca, a experiência com o programa de talento global foi transformadora, possibilitando seu desenvolvimento profissional e pessoal, expandindo sua visão de mundo e fazendo com que ela construísse uma carreira bem consolidada. Ansiosa por novas experiências, ela pretende fazer outros intercâmbios profissionais pela AIESEC no futuro, e tem um conselho para os jovens profissionais: sejam talentos globais!

Ficou interessado depois de conhecer a história da Bianca? Clique aqui e faça seu intercâmbio profissional também!   

Para conhecer mais sobre a AIESEC no Brasil, acesse aqui e também conheça nosso instagram @aiesecnobrasil

#CompartilheSuaHistóriaComAIESEC

Por Beatriz Caldas

Autor(a)

Compartilhe