Conheça as 5 mulheres de sucesso que são referência mundial

Nós, mulheres, ainda lutamos constantemente para conquistar igualdade social, profissional e econômica. Mesmo que essa luta esteja longe de acabar, podemos enxergar uma “luz no fim do túnel”, principalmente quando alguma mulher de sucesso consegue ocupar um importante cargo de liderança ou se tornar uma grande inspiração para diversas meninas ao redor do mundo.

Assim, conhecer a história de mulheres que arriscaram e foram atrás de seus seus sonhos é uma inspiração, especialmente, no mês de março, que marca a luta internacional das mulheres. Pensando nisso, trouxe aqui 5 inspirações para você ter como referência e seguir na luta diária.

As mulheres de sucesso e suas histórias

Não importa o segmento, essas mulheres batalharam para chegar aonde estão e hoje inovam em sua área de atuação. São exemplos de liderança e inspiração para todas que lutam por mais respeito, oportunidades e igualdade.

#1 Angela Merkel, Chanceler da Alemanha

mulheres-de-sucesso-AngelaMerkel
German Chancellor Angela Merkel faz uma declaração à imprensa sobre a disseminação do COVID-19 na Chancelaria, em Berlim, em 22 de Março de 2020. (Photo by Michael Kappeler / AFP)

Merkel se tornou a primeira mulher Chanceler da Alemanha em 2005 a 2021. Angela continua sendo a líder de fato da Europa, tendo liderado a maior economia da região após conduzir a Alemanha através da crise financeira e de volta ao crescimento. Sua liderança é marcada por sua reserva de aço, por enfrentar Donald Trump e até permitir a entrada de mais de um milhão de refugiados sírios na Alemanha. Um estudo realizado em outubro de 2020 mostrou que 75% dos adultos em 14 países europeus confiam em Merkel mais que qualquer outro líder da região.

#2 Andrea Marques de Almeida, CFO da Petrobras

mulheres-de-sucesso-Andrea Marques de Almeida
Andrea Marques de Almeida (Foto: Petrobras)

Marques se tornou CFO da petroleira Petrobrás em Março de 2019. Em Dezembro do mesmo ano ela anunciou que a empresa iria adicionar bens ao seu portfólio de investimento. Isto está em seu plano de despojar entre R$20 bilhões e R$30 bilhões entre os próximos 5 anos. Ela é uma engenheira de produção e ex-executiva da empresa de mineração Vale SA.

#3 Rosalind Brewer, COO do Starbucks

mulheres-de-sucesso-Rosalind Brewer
Rosalind Brewer (Foto: Internet)

Brewer é a primeira mulher e primeira afro-americana a servir como COO do Starbucks. Em 2019, ela também se tornou a primeira mulher negra a fazer parte do conselho da Amazon. No Starbucks ela ajudou a empresa a implementar mudanças de política e treinamento de preconceito racial para funcionários em mais de 8.000 lojas. Brewer também apoiou as iniciativas de sustentabilidade do Starbucks, incluindo a introdução da versão reutilizável do popular copo de festas comemorativas.

#4 Ana Patricia Botín, Cadeira Executiva na Santander

mulheres-de-sucesso-Ana Patricia Botín
Ana Patricia Botín em conferência de imprensa. (Foto: Santander)

Botín se tornou cadeira executiva da companhia em 2014, depois da morte de seu pai, Emilio. Ela aplicou um golpe em 2017, quando o Banco Santander adquiriu o Banco Popular por 1 euro para se tornar o maior banco da Espanha. Diante da agitação política, ela defendeu a fintech e se concentrou em empreendedores, apoiando pequenos negócios e empresas comandadas por mulheres.

#5 Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza

Luiza Trajano no Fórum Mundial da Economia (Foto: Internet)

A empresária é a mulher mais rica do Brasil. Quando assumiu os negócios da família, a Magazine Luiza era apenas uma rede de lojas no interior do estado de São Paulo. Com muito empenho e trabalho, Luiza transformou a marca em uma das maiores e mais conceituadas do mercado, conseguindo brigar de igual para igual com as principais lojas desse segmento. Há 25 anos à frente do grupo, a história de Trajano é um exemplo para todas as mulheres empreendedoras que buscam sucesso em seus respectivos negócios

Desenvolva sua liderança com a AIESEC, se inscreva aqui para participar do nosso próximo processo seletivo!

E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre essas 5 mulheres de sucesso? Quem mais você gostaria de incluir nessa lista? Comenta aqui em baixo!

Por Gabrielle Aguiar

Autor(a)

Compartilhe