4 práticas que vão melhorar a comunicação interna da sua marca

Investir na comunicação interna é essencial para construir um time cada vez mais engajado com os propósitos do negócio. Porém, com todas as demandas que um empreendimento impõe, nem sempre lembramos que existe mais esse público com quem devemos nos comunicar.

Quando falamos sobre relacionamento em uma empresa, imediatamente pensamos no relacionamento construído com os clientes externos. Porém, os clientes internos também merecem atenção, afinal eles são sua linha de frente; e o alcance dos objetivos da sua empresa, seja ela uma startup ou não, depende diretamente deles.

A seguir, continue a leitura e confira 4 práticas que ajudarão a melhorar a comunicação interna da sua marca!

1. Conheça bem os colaboradores da empresa

Geralmente, dizemos que é preciso conhecer o cliente para poder se comunicar com ele da maneira mais adequada, certo? Pois bem, com seu cliente interno é a mesma coisa.

Ao criar o planejamento de comunicação interna, procure levar em conta o perfil de profissionais que costuma contratar — considerando formação, experiência e hábitos — e construa a comunicação em cima disso. Por exemplo, vale mais a pena investir em jornal interno ou em um programa de TV corporativo para exibir nos horários de almoço? A resposta certamente vai depender de seus objetivos, mas, principalmente, do jeito de ser da sua equipe.

2. Simplifique a comunicação interna para dizer mais

Sabe aquela história que menos é mais? Desde que você invista em uma divulgação clara e simples, que consiga transmitir tudo o que tem em mente de forma objetiva, ela é bastante válida para a comunicação também.

E, mais uma vez, isso depende do perfil da sua equipe. Provavelmente, você já ouviu falar em ruído na comunicação. Os ruídos acontecem quando alguma coisa interfere na mensagem que está sendo transmitida.

Como evitar isso? Procure assegurar-se de que a mensagem, o meio de transmissão e o momento são os mais adequados para o público para o qual ela está sendo direcionada. Além disso, busque constantemente saber se está conseguindo atingir seus objetivos e se os resultados alcançados são positivos.

3. Adote uma política de transparência com os usuários

Quanto mais afastados os colaboradores estiverem das novidades da empresa, mais distantes eles ficarão de seus objetivos. Além disso, boatos também podem surgir, o que sempre atrapalha o clima organizacional de qualquer ambiente de trabalho.

Portanto, organize-se para fazer reuniões periódicas com a equipe, a fim de dividir as novidades boas e ruins do negócio com ela. Quanto mais transparente for, mais os profissionais que trabalham para você vão se sentir parte importante de um time, o que é essencial para construir um relacionamento sólido e evitar o turnover.

4. Crie ações focadas em relacionamento interno

Você já é adepto de festas de fim de ano com os colaboradores? Que tal incluir outras formas de promover relacionamento com a equipe e motivá-la ainda mais a bater as metas?

Promova almoços entre os funcionários, separe um horário para tomarem um café juntos, estimule-os a cumprir com as metas da empresa, presenteie-os com viagens, entre outras ações. Pense sempre em reforçar a união deles com a empresa sem esquecer de motivá-los a trabalhar mais e melhor por ela.

Então, gostou das nossas dicas sobre comunicação interna para seu negócio? Para saber mais sobre esse e outros assuntos que vão ajudá-lo a garantir uma melhor gestão, curta nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações! Até a próxima!

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