Distopias e fantasias: 3 tipos de liderança

Katniss Everdeen é e continua sendo um símbolo de resistência no mundo das séries distópicas. Seu exemplo de liderança impacta muitos jovens por meio das suas características que se destacam no decorrer de Jogos Vorazes.

Encontrar líderes em distopias e fantasias proporciona a sensação de acolhimento, enxergar no outro aquilo que pode ser desenvolvido em si. Até porque o próprio conceito das distopias traz uma ambientação de condições extremas de opressão e privação, e os líderes insurgentes nesse gênero cultural vêm pra quebrar esse sistema.

Lidamos com liderança constantemente e, por conta disso, separamos três tipos de lideranças encontradas em séries de distopia e ficção científica para criar referências.

Liderança determinada

Não dá pra começar essa lista sem contar com algo que voltou à tona com o anúncio de um novo filme da saga, “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” não necessariamente fala dela, mas Katniss Everdeen, a garota em chamas, é a pura referência de quem lidera pelo exemplo e demonstra isso por meio de 4 características bem fortes:

  • Coragem;
  • Determinação;
  • Adaptabilidade;
  • Empatia.

Suas habilidades são testadas ao decorrer da série e percebemos como a vontade de alcançar seus objetivos e fazer a diferença, alavancam seus motivos para enfrentar os perigos existentes. A liderança dela é projetada e os aspectos validam como ela se torna a esperança e incentiva toda uma nova geração.

A garota em chamas brilha em uma distopia sem nunca desistir de seus objetivos, mesmo nas piores situações possíveis.

Liderança inspiradora

Já em um cenário de fantasia e ficção científica, temos o personagem principal da série de TV Doctor Who, chamado de Doctor, um viajante no tempo e espaço que explora o universo na sua máquina de viagem chamada TARDIS. 

Ele é um líder inspirador e compassivo, seus companheiros de viagem são influenciados e motivados por ele, além de ser capaz de unir diferentes pessoas por um único propósito. Pelo seu perfil de líder, ele impacta positivamente os outros e os fazem querer ser agentes de mudança.

A inspiração dos outros é o que distingue um chefe de um líder, já que pro Doutor, ele não busca o objetivo final sozinho.

Liderança adaptável

Por outro lado, diferente dessas duas personalidades, temos a Dana, de Kindred, que é transportada pelo tempo e tem que lidar com um ambiente hostil e enfrentar diversos obstáculos. 

A situação dela não a desencoraja e nem a derruba, ela é uma pessoa determinada e resiliente, consciente das suas ações e da sua história. Ela é uma líder que se adapta facilmente e entende como se comportar, isso se manifesta em pequenas ações que, por consequência, atingem outras vidas.

Encontre a sua liderança

Esses três exemplos de liderança foram desenvolvidas por conta do meio que cada um teve que viver, sendo ativamente estimulados a se transformar e reformular o seu eu. Essa diversidade de tipos nos mostra que não tem só uma forma correta de liderar.

Dentro da AIESEC é possível desenvolver habilidades que é fácil achar em todos os líderes e ela o ajuda a encontrar seu perfil de líder. Nós, como organização, temos um modelo de liderança baseado em nossos valores e acreditamos em nossos jovens e queremos que eles sejam capazes de ser inspiração, corajosos e resilientes.

Em conclusão, não vamos viver uma ficção ou distopia, mas podemos ampliar nosso autoconhecimento e sermos líderes, você pode ser também, é só se inscrever para nosso programa AIESEC Membro nesse link. Esperamos você.

Autor(a)

Compartilhe